Artes/cultura
18/09/2017 às 11:28•1 min de leitura
Na semana passada, mostramos algumas imagens que estão concorrendo no concurso Wildlife Photographer of the Year, que trazia fotos que iam desde um elefante até um lince-ibérico. Poucos cliques, entretanto, causaram tanta comoção quanto o de um cavalo-marinho segurando um cotonete.
A fotografia em questão foi feita pelo norte-americano Justin Hofman na ilha de Sumbawa, na Indonésia. Hofman conta que estava mergulhando ao sul de Bornéu quando topou com o gracioso cavalo-marinho alaranjado. De repente, uma corrente carregada de lixo humano atingiu os dois, e o animal acabou se agarrando a um cotonete rosa.
Beleza e caos: os perigos da poluição
“É uma foto que eu gostaria que não existisse, mas agora que eu quero que todos a vejam”, explicou o fotógrafo depois que a imagem viralizou. Ele conta que não quer nenhum reconhecimento pelo clique, mas apenas torce que a situação lamentável abra os olhos da população mundial quando ao descarta consciente de seus resíduos.
“Se cada pessoa fizesse a sua parte, isso significaria um enorme impacto. Não podemos deixar o nosso lixo escorrer. Nós podemos colocar reciclar praticamente tudo. É fácil!”, sugere Hofman. A imagem chamou ainda mais atenção pelo fato de no sábado (16) ter sido comemorado o Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios, que serve para incentivar a despoluição dessas áreas, para consequente preservação da fauna e flora nativas.