Artes/cultura
19/11/2024 às 09:00•2 min de leituraAtualizado em 19/11/2024 às 09:00
Há metrópoles modernas cujo maior patrimônio é preservar sua herança moderna e cultural ao longo dos séculos, e estabelecer uma paisagem cultural fascinante. Confira abaixo algumas dessas cidades imperdíveis.
Berço histórico da democracia, Atenas foi construída sobre antigas ruínas, incorporando à sua estrutura moderna os imponentes templos e praças da clássica civilização helênica, como o Partenon, templo dedicado à deusa Atena, na velha cidade alta (Acrópole). Essa mistura única de antigo e moderno atrai visitantes ansiosos por explorar o berço da democracia e caminhar pelas praças onde Sócrates e Platão estabeleceram as bases da filosofia.
Em uma área metropolitana com mais de 21 milhões de habitantes, a Cidade do México foi construída sobre as ruínas da antiga capital asteca, Tenochtitlán. Sob suas avenidas movimentadíssimas e arranha-céus imponentes, vestígios do passado pré-hispânico estão presentes, como o Templo Maior, da civilização asteca, e a Zona Arqueológica de Cholula, onde os visitantes podem ver as ruínas da maior pirâmide do mundo.
Chamada de "Cidade Eterna", Roma é uma das cidades mais procuradas por turistas. Mas poucos sabem que, por baixo da sua modernidade vibrante, estão pelo menos 90% da cidade antiga, fundada em 753 a.C. E são essas estruturas milenares, como o Coliseu (arena que sediou competições de gladiadores) e o antigo Fórum Romano, que ligam a Roma moderna à sua grandeza histórica.
Maior cidade do mundo árabe, o Cairo é um metrópole movimentada, com mais de 10 milhões de habitantes. No entanto, a apenas meia hora do centro da cidade, dependendo do tráfego, fica o Planalto de Gizé, lar das famosas pirâmides (a grande de Quéops, e as de Quéfren e Miquerinos), sem contar a Grande Esfinge. No Museu Egípcio, podem ser encontrados mais tesouros milenares, que incluem as icônicas relíquias de Tutancâmon.
Uma das quatro grandes capitais da China, Xi'an é uma cidade com mais de 3 mil anos de história, tendo sido o principal ponto de partida da Rota da Seda, que conectou o país ao resto do mundo. Mas sua maior atração turística está em museu subterrâneo: o Exército de Terracota, com milhares de soldados de barro em tamanho real criados há mais de dois milênios para proteger o túmulo do imperador Qin Shi Huang.