
Artes/cultura
29/06/2018 às 07:03•5 min de leitura
A Copa do Mundo da Rússia continua surpreendendo a todos com resultados imprevisíveis e quedas inesperadas, como a da Alemanha que, no fundo, todo mundo esperava que chegaria até a final do mundial — e não que se despediria ainda na fase de grupos! Pois o próximo adversário da Seleção Brasileira é o México, com quem temos encontro marcado na segunda-feira, dia 2 de julho, às 11 horas da manhã.
E o que podemos esperar do resultado? Bem, tinha uma galera achando que os Simpsons — sim, caro leitor, os personagens do desenho! — haviam previsto (no episódio “A Família Cartucho”, que foi ao ar em 1997) que a final seria entre Portugal e México. Mas os placares malucos que estão se consolidando na vida real acabaram por derrubar a teoria da ficção e, agora, a probabilidade é que os dois times se encontrem nas semifinais. Mas, e o que sabemos sobre as participações anteriores dos mexicanos em Copas do Mundo?
A seleção mexicana participou em um total de 15 mundiais, desde o inaugural, que ocorreu no Uruguai em 1930, o que significa que o time só não participou de 5 edições — na Copa da Itália, em 1934, na da França, em 1938, na da Alemanha, em 1974, na da Espanha, em 1982, e na da Itália novamente, que aconteceu em 1990.
Nas Copas de 1934, 1974 e 1982, a seleção mexicana não conseguiu que classificar para dos mundiais, na edição de 1938 o time se retirou voluntariamente ainda na fase classificatória, e em 1990, a equipe foi sancionada pela FIFA por conta de uma mutreta em um torneio juvenil em que o time apresentou jogadores com idades superiores à permitida.
Brasil e México na Copa de 2014 (BBC)
O México sediou as competições em duas ocasiões, em 1970 e em 1986, e os mexicanos se enfrentaram aos brasileiros em 4 Copas do Mundo — 1950, 1954, 1962 e 2014 —, mas a seleção brasileira saiu vitoriosa nas três primeiras ocasiões e rolou um empate na última. Além disso, os mexicanos nunca venceram uma copa e a melhor classificação que eles conquistaram nos mundiais foi o sexto lugar na Copa de 1970, e novamente na de 1986.
O que tudo isso nos diz? Não muito, uma vez que, conforme mencionamos no início na matéria, a edição deste ano vem apresentando placares completamente inesperados. No entanto, nada como fazer um pequeno aquecimento com curiosidades interessantes e aleatórias sobre nossos oponentes. ¿Te apuntas?
1 – Sabia que foi o nome de sua capital, Cidade do México, que inspirou o nome do país — e não o contrário?
2 – A primeira grande civilização a florescer no México foi a Olmeca — que se estabeleceu no território mexicano entre os anos 1500 e 400 a.C.
Cabeça de pedra da civilização olmeca (Go Gringo)
3 – Um dos animais nacionais do México — o país tem cinco no total — é o cão da raça Xoloitzcuintli (e nós desafiamos você a pronunciar essa palavra sem errar!).
4 – O milho de pipoca foi “domesticado” no México, isso por volta de 9 mil anos atrás, e também foram os antigos mexicanos quem introduziram o chili e o chocolate ao restante do mundo.
Tequila! (Campaign)
5 – Sabe a “Jose Cuervo”, a famosa marca de tequila? A bebida é produzida até hoje em um terreno que foi concedido pelo Rei da Espanha em 1758 à família que fundou a destilaria. Aliás, essa foi a primeira companhia a receber uma licença para produzir tequila no México e consiste no negócio familiar mais antigo ainda em funcionamento no país.
6 – O México foi o primeiro país no mundo a protestar publicamente quando a Alemanha anexou a Áustria ao seu território em 1938, um pouquinho antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Clube da Luta da vida real (Vice)
7 – Existe uma cidadezinha no México, chamada La Esperanza, onde todos os anos a população se reúne para uma baita briga onde uns trocam socos com os outros. O motivo? Pedir aos deuses por uma estação chuvosa boa e próspera.
8 – O México é o maior país do mundo onde o idioma oficial é o espanhol — embora existam 68 dialetos indígenas falados no país.
Milhares e milhares de crânios humanos (Science Mag/Raúl Barrera Rodríguez)
9 – E falando de espanhol, quando os conquistadores espanhóis chegaram ao México, na cidade sagrada de Tenochtitlan — onde hoje se encontra a Cidade do México —, eles se depararam com estruturas chamadas tzompantli contendo milhares de crânios humanos.
10 – Alguns registros deixados pelos europeus falam de 130 mil crânios — todos de pessoas que foram sacrificadas para agradar aos deuses. Os historiadores acham que esse número foi exagerado, mas descobertas recentes apontam que a quantidade de crânios era realmente imensa, rondado os milhares mesmo.
Yucatán, no México (Yucatan Travel)
11 – Ainda sobre os conquistadores, existe uma lenda que diz que os espanhóis batizaram a Península de Yucatán, no México, por acidente. Isso porque, segundo a história, quando os europeus chegaram por lá e perguntaram como o local se chamava, os nativos responderam “Yucatán”, que significa “eu não entendo o que você está dizendo”, confundindo os forasteiros.
12 – O México abriga 27 sítios classificados como Patrimônio da Humanidade — mais do que países como o Peru, Egito e Grécia. Aliás, sabia que a maior pirâmide do mundo não se encontra no Egito, mas sim em terras mexicanas! O nome dela é Quetzalcóatl e a estrutura fica em Cholula de Rivadavia.
Simbologia e História (KGNS TV)
13 – A bandeira mexicana, como você sabe, tem três cores: a verde, que representa a esperança, o branco, que significa a união, e a vermelha, que simboliza o sangue dos heróis caídos. Além disso, a bandeira conta com uma águia dourada devorando uma serpente na parte central, e serve como um símbolo da antiga cultura asteca.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!
Um teorema de 1913 propõe que algo sempre pode acontecer caso haja tempo suficiente para isso.
Na Bíblia, várias vezes lemos sobre "Jesus de Nazaré" ou "Jesus, o Nazareno˜.
A Guerra da Coreia é marcada por mistérios, como a ausência de declarações oficiais, espionagem inesperada e até avistamentos de OVNIs, gerando mais perguntas do que respostas.
Alguns dos grandes personagens do cinema acabaram sendo rejeitados pelos atores que os viveram.
Descubra os conflitos que desafiaram o poderio de Roma durante seu período de maior estabilidade.
Descubra batalhas em que exércitos e defensores resistiram até o fim, deixando um legado na história da humanidade.
Descubra histórias intrigantes e enigmas que continuam desafiando nosso conhecimento sobre a Grande Guerra.
Os demônios presentes na Bíblia foram estudados e categorizados em vários momentos.
No estudo, os pesquisadores usaram variações do DNA antigo para descobrir diversidades pré-históricas de populações humanas e comunidades linguísticas.