Ciência
18/09/2018 às 11:30•4 min de leitura
A Google celebrou no dia 4 deste mês 20 anos de vida. E desde o começo a plataforma de buscas contava com os Doodles, aquelas imagens, logos e animações que celebram datas, pessoas famosas, momentos históricos, entre outros destaques. Tudo começou quando os cofundadores Larry Page e Sergey Brin deixaram o ícone do festival Burning Man na página, para indicar que estavam fora da cidade. E assim começou uma tradição.
Nas duas últimas décadas, uma talentosa e criativa equipe produziu variações para entreter, informar e interagir o público, a partir do visual clássico da companhia. E, para comemorar esse legado, a própria gigante de Mountain View selecionou 20 de seus mais incríveis Doodles.
Bem, a história já foi citada logo acima, como uma forma de comunicar com o logo da companhia.
Em maio de 2000, o ilustrador Ian David Marsden criou uma série com cinco imagens de extraterrestres transportando os usuários para Marte.
Larry e Sergey pediram a Dennis Hwang, um estagiário na época, que produzisse um Doodle para comemorar o Dia da Bastilha. Foi tão bem recebido que Dennis foi nomeado primeiro chefe dessa divisão na empresa e os Doodles começaram a aparecer regularmente na página inicial do buscador.
Criado pela artista convidada Lorie Loeb, apresentava duas abóboras acesas no lugar dos “Os” e também contava com uma aranha pendurada no “L”.
O designer e engenheiro Marcin Wichary construiu o Pac-Man Doodle do zero, inspirado pela vida do pai como técnico de fliperamas. O resultado foi fiel às raízes, incluindo os gráficos, sons, jogabilidade e bugs originais.
O curta-metragem contou com aparições de toda a equipe do Doodle, com Mike Dutton no papel principal. Para ficar o mais próximo possível dos filmes originais de Chaplin, foi gravado em Niles, Califórnia, no mesmo set em que muitos de longas mudos foram registrados.
Inspirado em quadrinhos e permite que os leitores percorram a história em seu próprio ritmo. Uma visão moderna de Matt Cruickshank sobre "Chapeuzinho Vermelho", com desenhos planos e um final alternativo.
Um mini game criado por Sophia Foster-Dimino em homenagem ao escritor de ficção científica Stanislaw Lem. Foi a primeira vez que todas as 17 mil linhas de programação ficaram à disposição, para quem quisesse conferir como o Doodle funciona.
O Doodle contou com engenhosidade para acertar as luzes, a fumaça e as estrelas de acordo com o ritmo da música, em uma paisagem urbana noturna de 1800.
Os criadores usaram uma câmera no telhado para criar esse Doodle vivo em um jardim.
A Doodler Olivia Huynh recriou o estilo do cineasta e animador Lotte Reiniger, cortando meticulosamente milhares de silhuetas de papel e movendo-as levemente para cada quadro.
Pessoas inspiradas pela vida e legado do Dr. Angelou — incluindo Alicia Keys, Martina McBride, Oprah Winfrey e até mesmo o filho da autora, Guy Johnson — narraram o icônico poema de Maya, “Still I Rise”, com cenário desenhado por Melissa Crowton.
Interação indicada ao Emmy celebrou o pioneiro ilusionista e diretor de cinema francês Georges Méliès. Helene Leroux, da equipe Doodle, em colaboração com a Spotlight Stories e a Nexus Studios, contou a história de um personagem parecido com Méliès e suas aventuras.
A artista Jennifer Horn ficou tão inspirada por uma reportagem que leu sobre a descoberta da água na Lua que imediatamente começou a trabalhar em um Doodle para comemorar o evento. O resultado saiu depois de cerca de quatro horas e até hoje detém o recorde de lançamento de um Doodle mais rápido de todos.
Com mais de 100 mulheres de todo o mundo, o vídeo incluiu mulheres inspiradoras, a exemplo da atriz, comediante e cantora russa Nonna Grishaeva; a ativista e educadora brasileira de 14 anos, Isadora Faber; o pioneiro agrícola nigeriano Foluso Olaniyan e muitos mais.
Este Doodle levou a interatividade em um novo nível, permitindo que você misturasse samples de breakbeats lendários. Seguindo uma cartilha sobre a história do Hip Hop, narrada por Fab 5 Freddy, ex-apresentador do “Yo! MTV Raps ”, o Doodle deu um tutorial sobre como ser um DJ virtual em um par de toca-discos interativos. O trabalho colaborativo reuniu sete parceiros e nove pioneiros do gênero, além de mais de 50 especialistas.
A vida da artista mexicana-americana ícone da moda, empresária, filantropa e superestrela internacional foi celebrada em um vídeo musical criado pelo Doodler Kevin Laughlin. Com uma de suas faixas mais icônicas, “Bidi Bidi Bom Bom”, o vídeo ilustrou a ascensão do fenômeno infantil à potência musical e levou 18 meses para ser produzido.
Aconteceu no Reino Unido e encontrou o seu primeiro vencedor no desenho de Lisa Wainaina, de 11 anos, intitulado “O Dia da Criança”. O concurso, que agora acontece todos os anos em vários países, convida os alunos a projetar seu próprio Doodle e concorrer por uma chance de bolsas de estudos e pacotes de tecnologia para suas escolas.
Perguntas com viés científico sobre o Reino Animal, com participação de celebridades que adoram animais, a exemplo de Jane Goodall e Edward Norton.
Uma versão animada do gato da artista Doodler Juliana Chen fez a segunda de várias aparições em Doodle neste jogo com tema de Dia das Bruxas. O Momo também fez aparições em 2015 e 2017 e inspirou artes de fãs.
E para você, qual o seu Doodle preferido? Diz para a gente ali nos comentários!
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!
Veja 20 Doodles históricos escolhidos pela companhia em 20 anos de Google via TecMundo