Ciência
30/10/2018 às 12:00•3 min de leitura
O livro de William Peter Blatty se baseia em um exorcismo real que ocorreu com um menino conhecido como Roland Doe. A história ocorrida em 1949 se tornou notícia em todo o país e chamou a atenção de Blatty, que na época estudava na Universidade de Georgetown.
Embora até hoje o gênero pareça não cativar tanto a Academia, “O Exorcista” recebeu 10 indicações ao Oscar em 1974, incluindo o de Melhor Atriz Coadjuvante para Linda Blair, que tinha apenas 15 anos na época.
Pois, acredite ou não, os agentes de Linda Blair nunca a consideraram para interpretar a protagonista do filme! Tanto que chegaram a enviar os perfis de várias outras jovens para serem avaliadas. No fim das contas, foi a mãe da menina quem chamou a atenção do departamento de elenco do estúdio e do diretor William Friedkin para ela.
Conhecida por interpretar Violet Beauregarde no clássico de 1971 “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, Denise Nickerson era cotada para viver Regan. Isso até seus pais tomarem conhecimento do roteiro… Assustados com o conteúdo, eles preferiram retirar a menina da lista da produção.
Para entrar mesmo no papel, McCambridge decidiu adotar uma dieta bem específica. Ela acreditava que fumar bastante e ingerir ovos crus e whisky eram as chaves para uma ótima performance vocal.
Embora esse detalhe nunca apareça no filme, o demônio que toma conta do corpo de Regan MacNeil se chama Pazuzu, inspirado no nome do rei dos demônios na mitologia assíria e babilônica.
Boa parte dos gemidos e grunhidos de Regan foram criados a partir da remixagem de gritos de porco. Quando o demônio é finalmente exorcizado do corpo dela, o som que se ouve é de um grupo de porcos sendo levados para o abate.
O galã era a primeira opção do estúdio. No entanto, o diretor vetou essa decisão, pois acreditava que qualquer filme com o ator no elenco imediatamente retiraria o foco da história em si. Quem assumiu o papel foi Max von Sydow.
Pois é! Por isso, foram necessárias várias horas no processo de maquiagem para envelhecer o ator ao ponto exigido pelo personagem. Inclusive, por conta disso, há quem brinque apontando que em certas cenas ele chega a estar com mais maquiagem do que a demoníaca Regan.
A imagem principal de “O Exorcista” — que ilustra pôsteres, por exemplo — é do momento em que o Padre Merrin chega à residência da família MacNeil e, iluminado por luzes da rua, olha para a casa. Essa cena foi inspirada no quadro de 1954 “Empire of Light” (Império da Luz, em tradução livre), do pintor René Magritte.
Após uma sequência de incidentes estranhos no set de Nova York, inclusive um incêndio que forçou a equipe a reconstruir as partes que simbolizavam o interior das casas, Blatty e Friedkin passaram a levar um padre regularmente para abençoar o set e a equipe quando as filmagens começaram a ocorrer em Washington, D.C. No final da produção, nove pessoas ligadas ao longa haviam morrido.
Na verdade, foram tantos os casos que alguns cinemas começaram a distribuir sacos de vômito junto com os ingressos. Eca!
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!