Artes/cultura
04/12/2018 às 09:30•4 min de leitura
Chegou a hora de mostrar o que o Brasil e o mundo ouviram em 2018 no Spotify. Ano de Copa do Mundo, de eleições e, como já havíamos previsto no fim de 2017, ano do funk e do sertanejo, que dominaram as caixas de som, alto-falantes e fones de ouvido no nosso país.
Dos dez artistas mais ouvidos do Brasil em 2018, oito deles estão no sertanejo e no funk (ou nos dois). Em primeiro lugar, como artistas mais ouvidos do país no ano, estão Zé Neto & Cristiano, seguidos pelos também sertanejos Jorge & Mateus. Em terceiro lugar e completando o pódio vem a rainha do funk Anitta.
O funk também foi destaque mundialmente. O Brega Funk, por exemplo, foi o quinto gênero que mais cresceu em número de streams no mundo
A carioca também cravou sua marca entre as músicas mais ouvidas de 2018 no Brasil. “Vai Malandra”, hit lançado no fim de 2017 ao lado de Mc Zaac, Maejor, Tropkillaz e DJ Yuri Martins, foi a segunda faixa mais ouvida este ano no Spotify, atrás apenas de “Propaganda”, de Jorge & Mateus, que bateu mais de 105 milhões de streams. Em terceiro lugar, Anitta aparece novamente, dessa vez emprestando sua voz numa participação na canção “Ao Vivo e a Cores", de Matheus & Kauan.
Além disso, o funk também foi destaque mundialmente. O Brega Funk, por exemplo, foi o quinto gênero que mais cresceu em número de streams no mundo, impulsionado principalmente pelo hit “Amor Falso”, de Aldair Playboy. Em primeiro lugar, como gênero que mais cresceu na temporada, ficou o EMO Rap, seguido por Lo-fi Beats e Deep Talent Show.
O canadense Drake, que já havia sido o artista mais ouvido do Spotify em 2015 e 2016, voltou a estourar e repetir o feito este ano. Seu álbum “Scorpion”, em 2018, o levou a cravar a marca de 8,2 bilhões de streams na temporada. O rapper levou a Tríplice Coroa do Spotify, como artista mais ouvido do ano, álbum mais ouvido do ano, com “Scorpion”, e o hit com maior número de streams de 2018, “God's Plan”. A faixa bateu nada menos que 1 bilhão de streams no Spotify.
Entre as mulheres, Ariana Grande bateu alguns recordes e se tornou a artista mais ouvida do Spotify no ano, com 48 milhões de ouvintes mensais e mais de 3 bilhões de streams na temporada 2018. Seu último álbum, “Sweetener”, e seu último single, “Thank You, Next” (com mais de 210 milhões de streams), impulsionaram ainda mais a cantora. Em segundo lugar no ranking feminino vem Dua Lipa, que estourou com “New Rules”, seguida por Cardi B, que também brilhou com “I Like it”, entre outros hits.
Confira todas as listas dos artistas, músicas e álbuns mais tocados no Spotify em 2018:
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!
Listas dos mais ouvidos de 2018: Sertanejo e Funk dominam Spotify no Brasil via TecMundo