Ciência
12/01/2019 às 15:01•2 min de leitura
Não é todo dia que vemos neve em um deserto. Esse fenômeno raro cria cenários inusitados que fazem cair o queixo de qualquer um. Neste mês, foi a vez dos desertos do Arizona e do Novo México, nos Estados Unidos, ficarem cobertos de branco. E, como já era de se esperar, as fotos são magníficas!
Snow day in the desert! ???#Arizona #desert #snowday #Southwest pic.twitter.com/iC40L4wfGr
— Cassell Archinuk (@Cassyarch) 2 de janeiro de 2019
Uma grande onda de frio pairou sobre o Sudoeste norte-americano desde o fim do ano passado até este início de janeiro. Durante o Ano Novo os famosos cactos do Deserto de Sonora, no Arizona, começaram a ficar cobertos de neve.
Snow in the Sonoran Desert is such a beautiful and otherworldly sight. #tucson #arizona #sonorandesert #snow pic.twitter.com/2FgQBCtaM1
— Arizona Illustrated (@azIllustrated) 3 de janeiro de 2019
Os icônicos Grand Canyon e Monument Valley ficaram cobertos pela neve também.
Snow - in the Grand Canyon of USA
— Willi H2O (@Willi_H2O) 4 de janeiro de 2019
New Years kicks off to a neat start 2019 pic.twitter.com/uGmhAo4k8w
Normalmente, a temperatura média no Deserto de Sonora no inverno é de 32°C de dia e 20°C durante a noite. Por isso, neve por ali é uma situação bastante rara.
Beautiful roads today #sedona #sedonaarizona #arizona #snow @SedonaAZ @ArizonaTourism pic.twitter.com/00tKAUc2fh
— Veronique Derouet (@vederouet) 2 de janeiro de 2019
The Sonoran Desert's cacti have a wet blanket of snow on them this New Years Day!@VisitTucsonAZ @NWSTucson @whatsuptucson @TucsonNewsNow @KVOA #desertsnow #cacti #weirdweather @nwas @_NWService #snOMG pic.twitter.com/CftRDEXpAk
— Robyn Dunne (@dunnerightaz) 1 de janeiro de 2019
A neve nessas regiões não é um fato inédito, assim como a ocasional neve no Saara e o Deserto do Atacama — o lugar mais seco do mundo — cheio de flores. Com as mudanças climáticas exacerbadas, é provável que situações como essas sejam cada vez mais comuns.