Estilo de vida
15/10/2019 às 13:01•2 min de leitura
Se o seu sonho é conhecer Amsterdam, seu sonho não é conhecer a Holanda. Ué, como assim? É isso mesmo. Acontece que o nome oficial do país ao noroeste da Europa é Países Baixos – assim como o Brasil, oficialmente é República Federativa do Brasil – e as autoridades estão dispostas a difundir seu nome oficial. Portanto, nada de Holanda e sim, Países Baixos.
E a campanha já começou. Ministérios, instituições desportivas, instituições culturais e as principais cidades do país lançaram uma campanha de marketing com o objetivo de tornar Holanda coisa do passado. A seleção de futebol, a conhecida “laranja mecânica” deixará de evidenciar o nome Holanda e passará a ser promovida como Países Baixos. Além disso, o site oficial de turismo do país abandonará o nome “Holland.com”.
Nas Olímpiadas de Tóquio em 2020, o país levará o nome de Países Baixos e, no Festival Eurovision, que acontece em Rotterdam, em maio do próximo ano? Também Países Baixos. “Três dias e 180 milhões espectadores é uma oportunidade fantástica para comunicação e marketing", salientou Carolien Gehrels, da consultoria Arcadia, em entrevista à Dutch News.
Para os amantes de futebol acostumados a chamar a seleção de laranja mecânica, acalmem-se, a cor laranja deve continuar como a oficial. Quanto à tulipa, símbolo internacional, ainda não se sabe ao certo se continuará neste papel ou será substituída.
A Holanda — ou melhor, Países Baixos! — é mundialmente conhecida assim, mas, na verdade, apenas duas províncias carregam esse nome, a Holanda do Norte e a Holanda do Sul, que dominaram a região por muito tempo, mas existem outras 10 províncias e territórios que, inclusive, deram ao país seu nome no plural “Países Baixos”. O nome oficial, aliás, se deu por conta da localização geográfica, parcialmente abaixo do nível do mar.
A decisão de utilizar ações de marketing para promover o nome oficial da nação tem como objetivo também potencializar o turismo do país para outras cidades além de Amsterdam, que já é destino famoso dos turistas que viajam para e pela Europa. Embora seja a atual capital do país e território da Holanda do Norte, existem outras cidades, como Haia, sede administrativa e que fica na Holanda do Sul, com grande potencial turístico. O turismo é uma das principais atividades econômicas do país que tem atualmente 17 milhões de habitantes. Em 2017, a indústria do turismo movimentou o equivalente a US$ 370 bilhões.