Artes/cultura
02/11/2020 às 14:00•2 min de leitura
Ir ao cinema, uma das atividades que foram interrompidas durante a pandemia, é uma forma de arte. Acostumados com produções que assistimos por entretenimento, ou puro consumo, muitas vezes nos esquecemos que essa representação artística não é fast food (o que até pode ser, se quiser), mas é alguma coisa mais.
Por isso, quando nos deparamos com Logística, percebemos que estamos diante de alguma coisa a mais. Não é só um longa metragem, mas um longuíssima metragem: trata-se de um filme-instalação idealizado pelos seus criadores “para rastrear o fluxo global de produtos”.
Para cumprir seu objetivo, a obra dos suecos Erika Magnusson e Daniel Andersson, realizada em 2012, assumiu a forma de um grande projeto com um tempo total de exibição de 35 dias e 17 horas. Haja pipoca!
Logística é um filme experimental que rompeu com todas as estruturas cinematográficas estabelecidas, principalmente o tempo. A ideia inicial é simplória, quase infantil: “De onde vêm todos os gadgets?”. Para respondê-la, os dois cineastas resolveram seguir o ciclo de vida de um desses objetos: um pedômetro.
Dessa forma, a história começa em uma loja de Estocolmo, onde o item é vendido, e segue em direção ao passado, para conseguir mostrar aos consumidores a jornada inteira, ou seja, a logística envolvida no consumo daquela coisa.
Os espectadores viajam na Logística, a princípio em um caminhão, e depois, sucessivamente, num trem de carga, num enorme navio cheio de contêineres, até chegar na fábrica original, no distrito de Bao’an na China. A viagem ocorre em tempo real, para que o público tenha uma noção exata do tempo e da distância necessários para que um gadget, às vezes descartável, chegue às nossas mãos do lado de cá do planeta.
Quem se interessar pelo conceito dessa grande obra de arte (literalmente), pode entrar no site do projeto divulgado acima, onde cada um dos dias é separado em vídeos individuais. Mas, se quiser assistir apenas ao trailer, que tem 7 horas, ele teve uma versão reduzida, disponível no YouTube, de somente 1 hora e 12 minutos.