Artes/cultura
05/12/2020 às 05:00•2 min de leitura
As baleias são criaturas belíssimas por natureza e seu tamanho colossal desperta um ar de misticismo sobre a sua existência. Pensando nisso, o artista Jem Cresswell decidiu mergulhar junto a um grupo de jubartes e fotografá-las durante sua aventura subaquática.
O acervo fotográfico compõe a série Giants, onde o fotógrafo australiano expõe sua experiência imersiva com fotos marítimas. A ideia das poderosas imagens em preto e branco nasceu em 2014 e, desde então, tem encantado apreciadores da vida marinha no mundo todo.
Para concluir o trabalho de Giants, Creswell passou quatro anos indo e voltando para a costa de Tonga, um dos reinos polinésios localizados ao sul do Oceano Pacífico. Durante esse período, o fotógrafo foi orientado por um guia local e um capitão da marinha para conseguir observar os movimentos migratórios de animais na região,
Ao longo de sua vida, Jem sempre se mostrou muito interessado pelas baleias-jubarte. Esses animais possuem uma natureza extremamente gentil, apesar do seu estrondoso tamanho que pode acabar provocando um sentimento de insignificância em qualquer ser humano.
Em entrevista para o portal Bored Panda, o australiano comentou sobre o sentimento de poder estar perto de uma jubarte. “Todo encontro com uma baleia-jubarte é único. As possibilidades do que você pode capturar em câmera são infinitas, especialmente quando você as permite ditar o rumo da interação”, descreveu.
Toda manhã de trabalho em Tonga, Creswell logo ao amanhecer para se preparar para mais uma jornada. O fotografo subaquático hospedava-se em um apartamento sobre a casa de uma família na cidade de Vava’u, que possuía uma doca particular em frente a construção.
Então, às 7h30 da manhã, o rapaz já se encontrava dentro de um barco circulando pelas ilhas locais e observando as baleias à distância. Com a ajuda dos outros tripulantes, o grupo então decidia qual era o momento certo para entrar na água sem irritar os animais.
Segundo Jem, muitas vezes alguma baleia mais curiosa aproximava-se para observar o que estava acontecendo. E foi assim que surgiram algumas das fotos mais extraordinárias e magníficas sobre essas enormes criaturas. Foram mais de 11 mil fotografias capturadas ao longo de sua pesquisa, que, após um trabalho de curadoria, dariam origem ao impressionante Giants.