
Ciência
05/12/2020 às 08:00•2 min de leitura
Sua imagem é reconhecida mundo afora. Seu nome tem peso na Arte por suas impressionantes pinturas e no Feminismo pelas afrontas aos padrões de gênero. O que não se fala tanto sobre Frida Kahlo é que ela teve uma vida repleta de problemas graves de saúde, e que isto a influenciou profundamente.
A artista faleceu aos 47 anos em péssimo estado. Até hoje há debates a respeito da verdadeira causa: oficialmente, o motivo seria um embolismo pulmonar, mas não houve autopsia. Outras teorias levam em consideração fatos da história de Frida. Entenda:
Kahlo nasceu em 1907 no México. Seus desafios de saúde começaram cedo, aos seis anos, quando a menina foi diagnosticada com pólio. A doença causou o atrofiamento parcial de suas pernas.
Apesar dos limites corporais, Frida manteve-se ativa artística e politicamente. Incentivada pelos pais, começou a pintar e tornou-se Marxista, sendo parte do Partido Comunista Mexicano com apenas 16 anos.
Aos 18, esteve em um acidente envolvendo um ônibus e um carro. Além de sofrer diversas fraturas, uma barra de aço atravessou seu corpo na região do quadril. Ela precisou ficar meses na cama, e o impacto físico e emocional acompanhou-a para sempre.
Ao longo dos anos, a saúde da mexicana se deteriorou rapidamente – também em consequência ao seu crescente abuso de medicamentos e álcool. Em 1953, ano anterior ao de seu falecimento, Frida teve uma de suas pernas amputadas (resultado de complicações de uma cirurgia) e apareceu na sua primeira exposição individual no México em uma ambulância, contra a recomendação dos médicos.
De cadeira de rodas, a artista caiu em uma forte depressão, perceptível em suas pinturas e escritos. Em seu diário, escreveu: “Amputaram minha perna (…). Sigo esperando para me matar. Espero que a ida seja alegre e que eu nunca mais volte.”
O registro oficial diz que a causa mortis foi embolia pulmonar, porém o histórico de abuso de substâncias alimenta a teoria de que o evento em julho de 1954 tratou-se de um suicídio causado por overdose, principalmente porque o corpo da pintora foi cremado rapidamente e sem autopsia, o que parece um ato desesperado para esconder algo.
Seja como for, a importância de Khalo perdura até hoje, mesmo que o fim de sua trágica vida esteja repleto de perguntas para as quais nunca teremos respostas…
Um teorema de 1913 propõe que algo sempre pode acontecer caso haja tempo suficiente para isso.
Na Bíblia, várias vezes lemos sobre "Jesus de Nazaré" ou "Jesus, o Nazareno˜.
A Guerra da Coreia é marcada por mistérios, como a ausência de declarações oficiais, espionagem inesperada e até avistamentos de OVNIs, gerando mais perguntas do que respostas.
Alguns dos grandes personagens do cinema acabaram sendo rejeitados pelos atores que os viveram.
Descubra os conflitos que desafiaram o poderio de Roma durante seu período de maior estabilidade.
Descubra batalhas em que exércitos e defensores resistiram até o fim, deixando um legado na história da humanidade.
Descubra histórias intrigantes e enigmas que continuam desafiando nosso conhecimento sobre a Grande Guerra.
Os demônios presentes na Bíblia foram estudados e categorizados em vários momentos.
No estudo, os pesquisadores usaram variações do DNA antigo para descobrir diversidades pré-históricas de populações humanas e comunidades linguísticas.