Estilo de vida
03/02/2021 às 03:00•3 min de leitura
É comum em filmes de todos os gêneros que atores façam mais de um papel em uma produção — seja por motivos cômicos, econômicos ou de roteiro, como gêmeos ou parentes de gerações diferentes.
Alguns casos no cinema são bem conhecidos: Peter Sellers interpretou três personagens em “Doutor Fantástico”, de Stanley Kubrick, e Eddie Murphy é conhecido por repetir essa estratégia sob pesadas camadas de maquiagem em suas comédias. Além disso, a captura de movimentos permite que atores como Doug Jones e Andy Serkis também acumulem performances em certas produções.
Esses exemplos foram deixados de lado na lista a seguir: selecionamos algumas escolhas de elenco diferentes, com a mesma pessoa interpretando dois ou mais papeis em uma produção. Confira a seguir — e depois conte nos comentários quantos deles eram novidades para você.
Azaria teve a sorte de interpretar personagens históricos e culturais de extrema importância em um mesmo filme. O seu papel principal é o do faraó Kahmunrah, mas ele é também a voz por trás do ex-presidente dos EUA, Abraham Lincoln, e a estátua O Pensador, de Auguste Rodin.
Essa é uma pequena trapaça, já que envolve uma série inteira. Mas vale a pena: o ator por trás de Willow, o vilão da franquia Leprechaun e um dos principais ewoks de Star Wars também esteve na franquia do menino bruxo. Mais especificamente, ele interpretou o professor Filius Flitwick, da aula de Feitiços, além do duende Griphook e um dos responsáveis pelo banco de Gringotes.
Que Monty Python repete o elenco em suas produções não é segredo, mas é curioso ver a versatilidade de Michael Palin na aventura medieval do grupo. Ele é o narrador, o cavaleiro Sir Galahad, o serviçal Dennis, o líder dos Cavaleiros que dizem “Ni!”, o rei do castelo no pântano e o irmão do Irmão Mynard — todos bem diferentes uns dos outros.
Até mesmo a Marvel fez uma brincadeira de dupla escalação. Em “Doutor Estranho”, de 2016, o protagonista que interpreta o herói Stephen Strange também dubla o vilão Dormammu — trabalho que não foi creditado originalmente. Essa foi uma sugestão do próprio Cumberbatch, acatada pelo diretor Sam Raimi, para representar a identidade como uma espécie de reflexo maligno do personagem.
Em Peter Pan, é uma atitude clássica da montagem escalar o mesmo ator para dois papeis: o vilão Capitão Gancho e George Darling, o pai das crianças. Foi o caso da adaptação de 2003, em que o ator Jason Isaacs viveu ambos os personagens.
O ator Jeremy Bullock, que faleceu em dezembro de 2020, foi imortalizado na franquia Star Wars como o homem por baixo da roupa do caçador de recompensas Bobba Fett. Porém, já que o seu rosto não era revelado, a produção aproveitou para escalá-lo em outras cenas com uma menor importância. Ele é o tenente Sheckil, um oficial do Império presente na Cidade das Nuvens.
Você provavelmente já sabe que Michael J. Fox interpreta Marty McFly e o seu próprio filho no segundo filme da franquia. Só que olhos desatentos podem deixar de lado que a filha dele, Marlene, também é vivida pelo ator sob pesada maquiagem e uma peruca.
Até mesmo Quentin Tarantino já brincou com a dupla escalação. Neste caso, o ator James Remar fez tanto o papel de Ace Speck, que aparece no início do filme, quanto de Butch Pooch.
Mais conhecido pela franquia “Cheech and Chong”, o ator tem um papel triplo no clássico de Robert Rodriguez. Ele é mais conhecido como o anfitrião do bar onde a segunda metade do filme acontece, mas vive também o traficante Carlos e um guarda de fronteira.
O multitalentoso Dick Van Dyke não é apenas Bert, o companheiro de Mary Poppins no clássico musical da Disney. Ele também é o banqueiro Sr. Dawes — e, segundo o próprio ator, precisou pagar do próprio bolso ao dono dos parques temáticos para isso.
O eterno Obi-Wan Kenobi era um ator veterano e versátil quando aceitou fazer parte do primeiro Star Wars — e não há exemplo melhor aqui. No filme de 1949, ele interpreta nada menos que nove pessoas diferentes, desde o duque Ethelred até os seus quatro irmãos, passando pela irmã e versões mais jovens de outros personagens.