Estilo de vida
12/02/2021 às 10:47•2 min de leitura
Você já deve ter ouvido falar no Ano do Boi, um dos assuntos mais comentados na internet nos últimos dias. Afinal, hoje, 12 de fevereiro de 2021, é celebrado o Ano Novo Chinês, uma data bem tradicional do país! De acordo com o nosso calendário, o Ano do Boi vai até o dia 31 de janeiro de 2022.
Além da China, países como a Coreia do Sul e Vietnã também celebram a data, que é um feriado nacional. Em um mundo globalizado, a cada ano essa tradição fica mais popular ao redor do planeta, com direito até a um filtro temático no Instagram para celebrar a data!
Como cada ano é dedicado a um animal diferente, o Ano do Boi chega para dar sequência ao Ano do Rato, mas todos eles são conhecidos como o Ano Novo Lunar. São 12 animais ao todo, que são intercalados a cada ciclo: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco.
Esses animais normalmente inspiram desfiles e lindas decorações nos templos locais mas desta vez, por causa da pandemia do coronavírus, as autoridades recomendam que as pessoas celebrem a data em casa.
Embora pareça um pouco confuso para a gente, o Ano Novo Lunar é móvel e nem sempre acontece no mesmo dia. Isso acontece porque o calendário chinês utiliza a Lua como base, e cada ano começa ao fim de 12 ciclos completos de nosso satélite e não exatamente após 12 meses.
Assim, o Ano Novo Lunar é sempre comemorado na primeira Lua Nova após o solstício de inverno. Isso costuma acontecer entre os dias 20 de janeiro e 18 de fevereiro do nosso calendário gregoriano.
Confira qual animal rege cada ano do calendário Gregoriano segundo os chineses:
Na cultura chinesa, o boi é um animal que simboliza o trabalho, força e energia, traços que certamente podem inspirar pessoas de todas as nacionalidades e crenças através do planeta! Você já conhecia o Ano Novo Chinês? Comente a seguir!