Artes/cultura
09/04/2021 às 11:00•2 min de leitura
Em 1968, uma parceria épica entre o diretor Stanley Kubrick e o escritor Arthur C. Clarke resultou em uma obra revolucionária que logo marcaria a história do cinema: 2001: Uma Odisseia no Espaço. Rico em rigor científico e detentor da melhor atmosfera sci-fi já apresentada até então, o premiado longa-metragem chamou atenção por estar muito à frente de seu tempo, propondo conceitos particulares e discutindo de forma única as grandes temáticas do gênero.
E pensando nessa riqueza de detalhes e na atemporalidade de 2001: Uma Odisseia no Espaço, separamos algumas curiosidades interessantes sobre o filme que valem a pena ser observadas na próxima vez que você for assisti-lo.
Em 2001, é apresentado um mecanismo complexo de controle de nave, onde inúmeras telas planas são dispostas em um painel repleto de informações. O recurso foi amplamente elogiado pela NASA, que mais tarde tratou a particularidade como um aspecto visionário.
(Fonte: Warner Bros. / Reprodução)
A cena em que um astronauta corre pelas paredes da estação espacial serviu como padrão de rotina para a NASA. A bordo da ISS, os tripulantes passaram a se exercitar de forma muito parecida, e a astronauta Sunita Williams chegou a correr, em abril de 2007, a maratona de Boston em órbita.
(Fonte: Warner Bros. / Reprodução)
As roupas de 2001: Uma Odisseia no Espaço foram desenhadas por Hardy Amies, alfaiate que trabalhou em diversos projetos pessoais para a Rainha Elizabeth II.
(Fonte: Warner Bros. / Reprodução)
Em algumas cenas, é possível ver referências a várias marcas reais, incluindo Howard Johnson's, a rede de hotéis Hilton e acessórios da Whirlpool Corporation.
(Fonte: Warner Bros. / Reprodução)
O longa-metragem mostrou uma nave surpreendentemente parecida com a Estação Espacial Internacional, tanto em design como em propósito. Quase 30 anos depois, a NASA criaria seu próprio laboratório, sendo impossível não acusar uma ampla inspiração no filme de Kubrick.
(Fonte: Warner Bros. / Reprodução)