Artes/cultura
23/09/2021 às 11:00•4 min de leitura
Muita gente nem imagina, mas acidentes em sets de filmagens são relativamente comuns — e, às vezes, os atores se machucam de verdade, enquanto tentam gravar uma cena. Esses acidentes são tão frequentes que, há alguns anos, o Mega Curioso publicou uma lista com 18 casos.
Um dos mais impressionantes, e que inspirou esta lista, é o de Leonardo DiCaprio em Django Livre. O ator cortou a mão de verdade, quando bateu com muita força em um vidro. Mas ele não saiu do personagem e aproveitou o machucado para dar mais força à cena: ele passa a mão cheia de sangue no rosto da atriz Kerry Washington.
Porém, se você pensa que DiCaprio é o único gênio que continuou no personagem, mesmo machucado, esse é um grande engano: muita gente esqueceu seu sangue e suas dores, em nome da arte — inclusive nas novelas brasileiras. A seguir, confira outros casos curiosos.
Assim como DiCaprio em Django Livre, Jake Gylenhaal descontou sua raiva em um objeto de vidro em uma cena de O Abutre. Ele fechou a porta do armário com toda força e, de forma não prevista no script, o espelho se partiu em cima da mão do ator. Ele precisou de alguns pontos por causa disso, mas a cena ficou ótima!
Outra cena envolvendo espelhos acontece em Apocalypse Now. O personagem de Martin Sheen aparece bêbado em um quarto de hotel, enlouquecendo sozinho — e o ator gravou realmente bêbado, para dar mais veracidade à cena. Ele decide, então, dar um baita soco no espelho do quarto, o que faz sua mão sangrar. Sheen continua a cena, sujando os lençóis e seu próprio rosto com o sangue — que é de verdade.
Na outra lista sobre esse assunto, nós falamos sobre o acidente de Harrison Ford em O Despertar da Força (2017), mas o ator tem uma história ainda mais impressionante. Durante filmagens de uma cena de fuga na floresta, Ford rompeu os ligamentos da perna, mas se recusou a tratar o ferimento antes de terminar as filmagens — assim, o personagem também passaria o filme inteiro mancando com mais veracidade. Isso que é comprometimento!
(Fonte: Buzzfeed/Reprodução)
Em uma das cenas mais famosas e dramáticas deste clássico do horror, a possuída Regan ataca sua própria mãe, vivida pela atriz Ellen Burstyn. Em dado momento, o espírito joga a mulher contra a parede e ela cai no chão gritando.
Um dublê era o responsável por empurrar a atriz, enquanto a câmera dava um close no rosto apavorado da personagem. O dublê exagerou na força e a atriz machucou feio suas costas, ficando indignada com o diretor William Friedkin. Os gritos que ouvimos na cena são os da própria Ellen, morrendo de dor.
Na clássica ficção científica de Ridley Scott, a atriz Daryl Hannah vive uma androide chamada Pris. Em uma determinada cena, ela se surpreende ao encontrar o personagem J.F. Sebastian em um beco escuro e sai correndo, até escorregar na calçada e trombar na janela de uma van. Por mais que a fuga fizesse parte do roteiro, o escorregão e o vidro quebrado foram um acidente: mesmo assim, Daryl Hannah continuou no personagem e terminou a cena — que acabou na versão final de Blade Runner.
Agora, uma história mais divertida: quando o protagonista do filme vai depilar o peito para sua primeira noite de amor, nada é cenográfico: o ator realmente removeu seus pelos, com cera de verdade, e se machucou no processo. Os gritos, as lágrimas no final e a pele empolada: tudo é real. Além disso, a atriz que fez a depiladora não tinha experiência na área e não sabia que era necessário passar vaselina no peito, antes da depilação. Assim, ela quase arrancou os mamilos de Steve Carell — até o diretor perceber o erro e terminar a cena.
(Fonte: Den of Geek/Reprodução)
Em uma das sequências desse filme, o herói Westley é flagrado com a personagem-título e, então, leva uma pancada para ser preso. O golpe foi real e o ator Cary Elwes ficou realmente desacordado por um tempo após gravar essa cena.
Não é só em Hollywood que os atores continuam no personagem, mesmo machucados: um dos casos mais curiosos desta lista é de uma novela brasileira. Em Páginas da Vida, a atriz Lilia Cabral vivia a perversa Marta, que aceita um cheque pela guarda de seu neto. O marido dela, interpretado por Marcos Caruso, não aceita e os dois “entram no tapa” por causa do papel.
Depois de muita discussão e alguns tapas, o personagem de Caruso empurra Lilia. Só que aqui a atriz realmente bateu a cabeça feio na mesa do set. Como ela sabia que o machucado ia inchar e ela teria que ficar fora da novela por alguns dias, ela preferiu terminar a cena, mesmo com dor — os gritos na cena são reais. Após finalizar a cena, Lilia descobriu que realmente feriu um osso de seu rosto e pegou atestado. Mas a cena é uma das mais marcantes da novela.
Também há o caso da atriz Tippi Hedren sendo agredida por aves de verdade no set de Os Pássaros, de Hitchcock — mas tem um post inteirinho sobre essa história no Mega.
Em todos esses casos, o comprometimento dos atores fez toda diferença para o resultado — tanto que não há nenhuma obra ruim nesta lista, não é? Se você lembra de mais casos curiosos que não entraram aqui, você pode complementar o artigo nos comentários.