Como o Super-Homem se tornou um dos super-heróis mais populares

03/06/2022 às 12:002 min de leitura

O Super-Homem foi o primeiro grande herói das histórias em quadrinho. Com mais de oito décadas desde a sua primeira aparição, o personagem já teve diferentes interpretações, foi utilizado em todas as mídias possíveis e se tornou a maior referência quando se fala de heróis nos quadrinhos.

Mesmo hoje, com todo o Universo Cinematográfico da Marvel, o Super-Homem segue como um dos mais influentes personagens das HQs, sendo eventualmente superado pelo Homem-Aranha ou pelo Batman. Mas como ele se tornou tão popular?

Abaixo nós apresentamos um pouco da história do herói e o que faz dele um dos personagens mais importantes dos quadrinhos. 

Origem

Primeira aparição do Superman na Action Comics #1.Primeira aparição do Superman na Action Comics #1.

O Super-Homem fez sua estreia nos quadrinhos em junho de 1938, na Action Comics #1. Ele foi criado pela dupla Joe Shuster e Jerry Siegel, mas sua primeira versão apareceu em 1932 como um vilão que utilizava poderes psíquicos para controlar as pessoas. Entre esses anos, os dois autores reformularam diversas vezes o personagem, até a sua famosa aparição na capa da Action Comics.

E essa reinterpretação acabou se tornando bastante comum com o Super-Homem, que foi reimaginado inúmeras vezes ao longo dos anos. Quando ele apareceu pela primeira vez, ele não possuía visão de raios de calor, nem era capaz de voar, ele apenas saltava entre os prédios e possuía super-força. Com o tempo, outros poderes vieram, assim como a sua origem começou a ser melhor trabalhada.

O Super na rádio e no cinema

Christopher Reeve em 'Superman: O Filme' (1978).Christopher Reeve em 'Superman: O Filme' (1978).

Na década de 1940, o Homem de Aço ainda não era capaz de voar nas suas histórias. Isso só aconteceu no programa As Aventuras do Superman, que foi ao ar entre 1940 e 1951. No segundo episódio da série, um efeito sonoro de assobio durante a ação fez o público perceber que o herói estava voando. A fraqueza com Kryptonita também foi apresentada nesta série do rádio.

Já no cinema, a primeira adaptação do herói acontece em 1941, com uma série de curtas animados — um deles chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Curta Animado no ano seguinte. Algumas das histórias mostravam o herói na Segunda Guerra Mundial, e incluíam missões de espionagem e contra-espionagem contra japoneses e alemães. Os 17 curtas dessa série estão hoje em domínio público e podem ser facilmente encontrados e vistos online.

Mas foi em 1978 que Christopher Reeve apresentou o que até hoje é considerada a versão definitiva do herói nas telonas em Superman: O Filme. Além de ser muito apreciado pelos fãs de quadrinhos, o filme também serviu para apresentar o herói a uma série de pessoas que não tinham o hábito de ler as histórias impressas. De certo modo, o longa fez o que hoje é muito popular com o MCU, mas 30 anos antes.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: