Estilo de vida
10/09/2022 às 07:00•2 min de leitura
As redes de fast food tentam, mas a sociedade segue enxergando seus alimentos como menos saudáveis do que os de outros tipos de restaurantes. Ninguém questiona que oferecem um custo mais baixo e são mais rápidos do que outros pontos de venda, mas todo mundo, se pode, os evita.
Para contornar essa visão e incentivar suas vendas, as marcas de fast food criam promoções malucas. Juntando estratégias de marketing, publicidade e ações nos restaurantes, os consumidores são impactados por ideias pouquíssimo convencionais. Duvida? Então confira as cinco mais insanas já realizadas.
Quem já passou pela triste situação de ser demitido de um emprego sabe como a sensação é horrível. Até por conta disso, não é incomum que os recém-desempregados decidam enfiar o pé na jaca, seja comendo qualquer comida gordurosa, seja bebendo todas. Ciente disso, a rede de fast food Burger King desenvolveu uma ação.
Quem chegasse nos restaurantes da rede nos Estados Unidos afirmando que havia sido demitido e comprovasse a informação, ganhava um Whooper grátis. A cadeia de hambúrgueres oferecia como afago uma unidade de seu sanduíche mais vendido. Ficou com vontade de ser demitido?
O Arby's é uma rede de fast food norte-americana conhecida por seus lanches super calóricos, repletos de gordura e embutidos. São mais de 3 mil restaurantes apenas nos Estados Unidos. Criticado por nutricionistas por conta de seus sanduíches com baixos índices de nutrientes, eles decidiram lançar uma promoção em resposta.
Por um curto período, a Arby's vendeu cenouras em suas unidades. Mas calma, não eram realmente cenouras. O que o restaurante comercializou foi carne em formato de cenoura, com direito a um galho de salsinha na ponta, para dar mais legitimidade ao produto. O nome: Megetal, união de vegetal e carne em inglês (meat). Nada como uma doce ironia, não é?
O estereótipo do consumidor de maconha é que ele come de tudo na hora que bate a "larica" — aquela fome ativada pela ação do THC no organismo humano. Querendo brincar com isse, a redenorte-americana de fast food Carl's Jr lançou um hambúrguer que vinha com molho infusionado com canabidiol.
É importante recordar ao leitor que o CBD não tem THC, dessa forma, o consumo do lanche não levaria o indivíduo a ter a famigerada larica e comer mais, tampouco a ter um "barato". Ainda assim, o boca a boca impulsionou as vendas da marca. Bob Marley curtiu.
A rede Kentucky Fried Chicken (KFC) é uma franquia bastante conhecida pelas campanhas agressivas — e pelas críticas que recebe de nutricionistas, muito em virtude dos alimentos considerados gordurosos.
Pensando em criar uma campanha engraçada que colocasse o público em contato com a marca, o KFC pagou à emissora Lifetime a produção de um curta-metragem que contava a história de uma mulher que vivia dividida entre o amor de um homem rico e a paixão avassaladora pelo Coronel Sanders, símbolo da marca.
O visual lembrava muito filmes soft-porn, daqueles que passavam na Band na década de 1990. Recipe for Seduction foi acompanhado de uma promoção junto com o Uber Eats, que oferecia 1 entre 6 produtos de até US$ 20 gratuitamente.
Uma das maiores críticas que a rede de pizza Domino's recebia de seus clientes é que seus produtos chegavam sempre bagunçados quando eram pedidos para entrega em casa. Para entender o que se passava, a cadeia de fast food realizou uma extensa pesquisa, identificando que os buracos no asfalto eram os grandes culpados.
Então, a Domino's desenvolveu uma estratégia de oferecer recursos para prefeituras de cidades onde os buracos eram mais frequentes. Assim, os prefeitos tapavam os buracos e a marca fazia um grafismo no asfalto, uma contrapartida de publicidade.