Ciência
19/09/2022 às 08:00•3 min de leitura
Que mapas são uma excelente forma de saber mais sobre uma determinada região, não é novidade. Afinal, eles são utilizados como um poderoso recurso de representação da realidade há séculos.
Mas e se além de indicar informações sobre uma localidade específica, ou mesmo sobre seu relevo e vegetação, os mapas pudessem ser um pouco mais lúdicos ou mesmo apresentar um diferente ponto de vista?
O Mega Curioso preparou uma seleção incrível de mapas que vão te surpreender! Publicados pela primeira vez na década de 1860, estes mapas antropomórficos dos países europeus dão um caráter caricato e único a cada território. Pronto para conhecê-los?
(Fonte: Public Domain Review)
A Rainha Vitória aparece em destaque neste mapa, lembrando que no período a Inglaterra ainda era uma grande potência. Diante desta figura eminente, as águas pareciam sob controle. Isso porque, até meados do século XX, mais especificamente até a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a Inglaterra também foi a principal potência naval do mundo.
(Fonte: Public Domain Review)
Simpática, temos aqui a imagem de uma camponesa cuidando de seu filho, mostrando o quanto a imaginação na hora de ilustrar o mapa da Irlanda conseguiu ir longe. Apesar destas ilustrações serem creditadas ao cirurgião britânico William Harvey, o próprio afirmou que tudo foi fruto da obra de uma adolescente que desejava entreter um irmão doente.
(Fonte: Public Domain Review)
Com um ar mais elegante, a França surge aqui como a imperatriz das cozinheiras, da moda e da dança. O mapa não mostra, mas o país no período seguia em momentos críticos de instabilidade política, tendo acabado sob o comando de Napoleão III, sobrinho de Bonaparte. A conjuntura da França se tornaria ainda mais crítica em virtude da Guerra Franco-Prussiana que se iniciaria mais a frente, em 1870, como um dos reflexos das famosas Guerras Napoleônicas.
(Fonte: Public Domain Review)
Este mapa apresenta uma figura de imenso significado no contexto histórico dessa região, principalmente após a derrota da França na Guerra Franco-Prussiana. Estamos falando de Otto von Bismarck, primeiro ministro da Prússia, que mais adiante se tornou o primeiro chanceler do Império Alemão. Também conhecido como 'chanceler de ferro', ele é a personalidade de destaque quando se fala no processo de unificação alemã por meio da criação de um Estado nacional único.
(Fonte: Public Domain Review)
O simbólico urso aparece representado, remetendo não apenas ao vasto tamanho territorial da Rússia na porção europeia, mas também ao frio imenso. Vale lembrar que naquele momento o país também não possuía a mesma configuração que atualmente, e que o século XX trouxe diversas mudanças para a Rússia. Como um dos exemplos visíveis neste mapa, temos a região que hoje corresponde a Ucrânia como parte do território russo naquele período.
(Fonte: Public Domain Review)
E por falar em formação territorial, a versão francesa de um cartoon mostra a representação da Europa de 1870, disponível hoje na Biblioteca Estadual de Berlin. É interessante notar o contraste que se faz visível com a versão abaixo, publicada em 1914, que representa a agressividade alemã antes da eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), um conflito que trouxe um cenário de terror de grandes proporções.
(Fonte: Public Domain Review)
Estes dois últimos mapas, conjuntamente, permitem mostrar o quanto as mudanças no contexto político, econômico e mesmo ideológico vinham afetando continuamente a relação entre os países, além de permitir a exibição de diferentes perspectivas em relação ao território geográfico do continente europeu.
Os mapas, obviamente, não abordam toda a complexidade presente nesse período, mas podem ser um ponto de partida interessante para quem deseja se aprofundar, ter um outro ponto de vista e compreender melhor a história mundial.