Rotten Tomatoes e IMDb: como funcionam os sites de críticas?

16/11/2022 às 13:003 min de leitura

A crítica online é, hoje, um formato consolidado de avaliação de produtos culturais. Se nos primórdios da internet, os críticos especializados estavam concentrados nos grandes veículos de imprensa, atualmente eles também conquistaram espaço por meio de plataformas online especializadas em resenhas, como Rotten Tomatoes e IMDb.

Mas até que esses sites ganhassem relevância e credibilidade, seus processos de avaliação precisaram ser lapidados. Apesar do incômodo de cineastas e atores, suas avaliações são cada vez mais consideradas pelo público.

Rotten Tomatoes

(Fonte: Rotten Tomatoes/Reprodução)(Fonte: Rotten Tomatoes/Reprodução)

Rotten Tomatoes, equivalente a "tomates podres", foi lançado em 1998 por três estudantes de Berkley, em referência à prática de jogar tomates em desaprovação a uma performance ruim. Tinham em mente poder colocar o público em contato com uma variedade de críticos nos Estados Unidos através da internet.

No Rotten Tomatoes, qualquer filme possuirá duas porcentagens: o Tomatômetro (bastante conhecido e infame), e a Pontuação da Audiência. Pode não parecer, mas essa diferenciação é importante.

Tomatômetro

(Fonte: Rotten Tomatoes/Reprodução)(Fonte: Rotten Tomatoes/Reprodução)

O Tomatômetro acompanha a média das críticas feitas por profissionais especializados. Com 60% de avaliações positivas, o filme ganha a pontuação de "Fresh" e um tomate vermelho. Se, pelo contrário, tiver menos que 60% de críticas boas, ele ganha o selo de "Rotten" e um tomate verde espatifado.

O selo "Certified Fresh" aparecerá quando pelo menos 75% das resenhas forem favoráveis em um universo de pelo menos 80 textos, incluindo ao menos 5 dos principais críticos do país. A plataforma também apresenta o "Consenso da Crítica", que é um resumo das razões que levaram o título a receber aquela pontuação.

Pontuação da Audiência

(Fonte: Rotten Tomatoes/Reprodução)(Fonte: Rotten Tomatoes/Reprodução)

A "Pontuação da Audiência", como o nome diz, é a porcentagem das avaliações feitas pelo público com conta ativa no Rotten Tomatoes. Para garantir a veracidade das informações, estimula-se que os filmes em cartaz nos cinemas tenham a compra do ingresso certificada. Essas recebem um selo de "Classificação Verificada", enquanto as demais são enquadradas em "Pontuação de Toda a Audiência".

A plataforma considera avaliações acima de 3,5 como positivos, abaixo disso como negativas. Para receber o selo de "Balde de Pipoca Cheio", ao menos 60% das críticas devem ser boas; abaixo desse limite, o filme receberá um selo de balde tombado.

IMDb

(Fonte: IMDb/Reprodução)(Fonte: IMDb/Reprodução)

Criado em 1990 e desde 1998 parte da Amazon, a história do IMDb (sigla para Internet Movie Database) é anterior ao site. Foi fundado por Col Needham como um banco de dados de filmes operado por fãs em um fórum online, o Usenet. Virou site em 1993, tornando um imenso banco de dados online com informações de filmes, séries de TV e conteúdo de streaming.

Ela é uma enciclopédia de informações sobre filmes e atores, e é essa referência cruzada sua maior utilidade. Com uma conta ativa e gratuita, pode criar listas e contribuir com avaliações de 0 a 10 pontos.

Para impedir o "vote brigading", a votação coordenada para beneficiar ou prejudicar um longa-metragem, o sistema de votação do IMDb tem um sistema de média ponderada, e intensa monitoração de atividade considerada suspeita. Nestes casos, as avaliações têm peso menor na contagem geral.

Como críticos especializados não têm influência na classificação (ainda que o sistema disponibiliza seus artigos na página de cada filme), é a plataforma é um bom termômetro sobre a real percepção do público, ainda que muitos considerem seu sistema o pior entre as plataformas do gênero.

CinemaScore: a pré-história das críticas "online"

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Criada por Ed Mintz em 1979, a CinemaScore surgiu voltada à pesquisa de mercado com público de filmes. A empresa distribuía seus cartões nas sessões de cinema para que a audiência avaliasse suas experiências com o longa-metragem, dando notas por meio de letras. A metodologia desenvolvida por seu criador é bem simples.

Em torno de 45 representantes ficam espalhados nas 25 maiores cidades dos Estados Unidos. Às sextas-feiras, cinco cidades são escolhidas aleatoriamente, e um cartão de pesquisa será distribuído para o público.

São solicitadas as seguintes informações: idade, gênero, nota do filme (de A, a melhor, até F, a pior), se alugariam ou comprariam o filme em formato digital, razão para ter escolhido assisti-lo e se o título condiz com sua divulgação. Seu método é bastante preciso em diagnosticar receitas de bilheteria e, mesmo que simples, foi o que deu início às plataformas acima.

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