Estilo de vida
08/12/2022 às 13:00•2 min de leitura
O Império Bizantino, fruto da divisão do Império Romano, emergiu como uma nova fonte de poder no oriente. Constantino foi quem fundou a capital Constantinopla em 11 de maio de 330.
Pouco a pouco foi consagrada uma nova era ao redor da chamada "Nova Roma", resultando tanto na expansão do Império quanto numa maior capacidade de resistir às ameaças e de perdurar por 11 séculos.
Importante destacar que foi durante o governo de Justiniano (527–565) o momento em que o império alcançou sua maior extensão na bacia do Mediterrâneo, tendo a reconquista de regiões da Espanha, da península Itálica e do norte da África como grandes destaques.
A conquista do Mediterrâneo ocorrida durante o império de Justiniano. (Fonte: Wikimedia/Reprodução)
Essa grande figura de poder tinha ao seu lado uma esposa dedicada e disposta a aconselhá-lo, sendo considerada uma mulher de grande influência e destaque na história, a Imperatriz Teodora. Após abandonar a carreira de atriz, uma profissão relacionada à prostituição na época, e retornar ao Império em 522, ela logo conquistou a atenção e o afeto de Justiniano.
Indo contra as críticas que condenavam e impediam a relação com sua amada, Justiniano se casou com Teodora assim que a lei que determinava que oficiais do governo não poderiam se relacionar com atrizes foi derrubada, em 525.
A famosa corregente desempenhou um papel importante especialmente durante a primeira parte do império, iniciado em 527. Um desses episódios pôde mostrar isso de forma mais pronunciada no ano de 532, após o resultado de uma corrida ocorrida no Hipódromo de Constantinopla.
Mosaico da Imperatriz Teodora. (Fonte: Wikimedia/Reprodução)
Justiniano havida declarado que o cavalo do Imperador seria considerado vencedor sobre o cavalo Nice, que a população torcia. Com o resultado controverso, as ruas foram tomadas por episódios violentos que geraram instabilidade, dando forma à Revolta de Nika.
Na verdade, o episódio era fruto do crescente descontentamento da população com a pobreza e o pagamento de impostos. Resistindo ao impulso de evitar o conflito e aconselhado por sua esposa, Justiniano reagiu uma semana após o início da revolta, reprimindo-a de forma violenta.
A imperatriz também desempenhou papel nas reformas legais ocorridas. Além de conseguir a aprovação da pena de morte por estupro e a proibição da prostituição forçada, Teodora participou da criação de um convento em que prostitutas que desejassem recomeçar suas vidas de outra forma pudessem se sustentar.
A Basílica de Santa Sofia, centro do culto em Constantinopla, tornou-se igreja mais importante da cidade. (Shutterstock/Reprodução)
Justiniano sofreu profundamente com a morte da sua amada, em 548. A partir disso, o declínio do Império Romano do Oriente já se fazia mais evidente, com a ocorrência de uma praga que varreu parte da população e mesmo com conflitos que contribuíram para o enfraquecimento do poder e a perda de terras para outros povos.
Justiniano morreu no ano de 565, sendo considerado o último imperador romano sob o ponto de vista político. Isso porque, mesmo após as sucessões de poder que ocorreram, o Império Bizantino nunca mais foi o mesmo. Entretanto, a arte foi um dos principais legados do seu governo.
Resultado de um período em que diversas construções arquitetônicas foram erguidas, a Basílica de Santa Sofia, construída em Constantinopla, atual Istambul, é um de seus maiores destaques, sendo considerada a maior igreja do mundo por quase mil anos.