Ciência
19/12/2022 às 10:00•2 min de leitura
O dia 15 de dezembro marca o aniversário de 115 anos do nascimento de Oscar Niemeyer, um dos maiores arquitetos do Brasil e do mundo. Nascido no Rio de Janeiro em 1907 (e falecido em 5 de dezembro de 2012), suas obras são referência para diversos profissionais ainda hoje.
Para homenagear a sua trajetória, vamos relembrar 10 das suas principais obras. Confira a seguir:
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Oscar Niemeyer foi amigo de Juscelino Kubitschek, que em 1940 era prefeito de Belo Horizonte. Como nessa época JK e Benedito Valadares, governador de Minas Gerais, queriam fazer uma obra nobre na área conhecida como Pampulha, convidaram o arquiteto para realizar esse projeto.
(Fonte: Archtrends/Reprodução)
Após uma viagem para Nova York em 1947, Niemeyer voltou para o Brasil com diversas obras em vista. Uma delas era integrar a equipe responsável por projetar a sede da Organização das Nações Unidas (ONU) nos Estados Unidos — apesar de o projeto original do brasileiro ter sofrido algumas alterações.
Planetário do Parque do Ibirapuera (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Símbolo de São Paulo, o Parque do Ibirapuera é uma obra assinada por Niemeyer como uma forma de comemorar os 400 anos da capital. Após cerca de quatro anos de obra, o parque foi inaugurado em 1954, trazendo em sua estrutura diversos prédios de arquitetura única, como o Planetário, por exemplo.
(Fonte: Archtrends/Reprodução)
Localizado na área central de São Paulo, o Edíficio Copan também é assinado pelo arquiteto. Sendo uma de suas maiores obras, até hoje é citado e estudado graças ao seu design inovador — inclusive, apareceu no jogo de videogame Max Payne 3, que tem seu enredo ambientado no Brasil.
Congresso Nacional (Fonte: Hypeness/Reprodução)
A capital federal, Brasília, teve diversas ideias idealizadas por Niemeyer. O projeto começou em 1957 após a realização de um concurso para definir o desenho da nova cidade.
Após a escolha pelo esboço de Lúcio Costa (que idealizou a cidade em um formato inspirado por uma borboleta), o famoso arquiteto brasileiro começou o desenho dos primeiros prédios, como o Catetinho, o Palácio da Alvorada e o Brasília Palace Hotel.
(Fonte: Hypeness/Reprodução)
Uma obra mais recente de Niemeyer e construída em seu estado de nascimento, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói é bastante admirado por turistas: além da sua arquitetura única, ele também traz o panorama da Baia de Guanabara, a Praia de Icaraí e o relevo do Rio de Janeiro.
(Fonte: UOL/Reprodução)
Essa obra de Niemeyer sempre ganha destaque nos carnavais, pois é onde ocorrem os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. Curiosamente, ele foi inaugurado após uma rápida construção de 120 dias e isso foi possível graças ao uso de estruturas pré-moldadas em concreto armado.
(Fonte: Flickr/Reprodução)
A convite do governador Orestes Quércia, em 1987, Niemeyer começou a planejar a estrutura da área que, hoje, conta com sete prédios distribuídos em duas praças. Ao longo do complexo também é possível ver algumas esculturas, como a mão de concreto com o mapa da América Latina na palma.
(Fonte: Hypeness/Reprodução)
Também conhecido como Museu do Olho ou Olho de Niemeyer, ele foi inaugurado em 2002 na cidade de Curitiba em ocasião da comemoração dos 95 anos do arquiteto — e, evidentemente, esse nome tem relação com o formato do complexo, que originalmente tinha sido projetado para um Instituto de Educação da capital do Paraná.
(Fonte: Hypeness/Reprodução)
Por fim, vamos fechar essa lista com um projeto do famoso arquiteto que não está no Brasil. A Sede da Editora Mondadori fica na cidade de Milão, na Itália, e foi claramente inspirada no desenho do Palácio do Itamaraty.