Artes/cultura
21/12/2022 às 11:00•2 min de leitura
Após ter derrotado a seleção da Holanda nas quartas de final da Copa do Mundo 2022, o astro argentino Lionel Messi chamou a atenção da imprensa internacional ao chamar a atenção de alguém durante uma coletiva de imprensa com a frase "que mirás, bobo?", que pode ser traduzida para o português como "o que você está olhando, bobo?".
Curiosamente, a emblemática frase também decora um dos medalhões de pedra do antigo mosteiro galego de Samos desde o século XVI. Segundo o site do local, a gravura é um ótimo exemplo de "picaresco medieval", uma frase humorística atribuída a Pedro Rodrigues, o mestre-pedreiro que se encarregou de realizar as obras de reconstrução do claustro entre 1562 e 1582. Conheça mais sobre essa história!
(Fonte: Mosteiro de Samos/Divulgação)
Entre todas as inscrições encontradas no claustro, parte da arquitetura religiosa de mosteiros que consiste em quatro corredores em torno de um jardim, a frase "que mirás, bobo?" é de longe a mais curiosa. É possível localizá-la na abóboda do mosteiro logo antes da porta do refeitório.
Nesse local, também está indicado a data de início e fim da reconstrução, bem como o nome do responsável pelo projeto: Pedro Rodrigues, natural de Monforte. Até onde se sabe, a inscrição não está nem um pouco relacionada a Lionel Messi ou algo dito por algum santo cristão no passado, mas sim como obra do pedreiro.
Mesmo sem história confirmada, a frase teria sido posta na estrutura por Rodrigues para provocar e fazer rir todo tipo de curioso que tentasse observar o que estava escrito. Sendo assim, o humor do mestre-pedreiro teria sobrevivido por séculos e a inscrição hieroglífica sido preservada intacta até hoje.
(Fonte: Wikimedia Commons)
O mosteiro de Samos está situado próximo ao rio Sarria, na Espanha, onde se tornou um verdadeiro ponto turístico da região. Quem passa por ali, costuma ficar impressionado com as enormes dimensões da construção religiosa. Além disso, esse é o mosteiro habitado mais antigo de todo o país.
Os monges que ali residem são beneditinos, que cumprem a Ordem de São Bento — a mais antiga ordem religiosa católica de clausura monástica que se baseia na observância da convivência social. O local não só possui tamanha importância histórica e atual, como criou uma grande marca na arte, variando entre o estilo românico e gótico.
Contudo, o que chama mais atenção de todos é, de fato, todo o lado satírico deixado para trás por Pedro Rodrigues. Se a frase dita por Messi possuía um tom de emoções carregadas em um momento acalorado, mal sabia ele que suas palavras tinham um significado histórico tão profundo.
Quando Rodrigues questiona o observador com "que mirás, bobo?" enquanto ele está olhando para o teto do mosteiro, isso não deve ser encarado como um sinal de ofensa e ameaça, mas sim como um convite para que o visitante desfrute a vista incrível do local, conecte-se com seu interior e não se distraía facilmente ao andar por aí.