Chocolate Toblerone perde a famosa montanha da embalagem

06/03/2023 às 11:002 min de leitura

Sabe aquele icônico desenho da montanha que aparece na caixa triangular do chocolate Toblerone? Já dá para se despedir dele. Muito em breve, o doce poderá vir embalado com outra imagem.

Isto porque a Mondelez International Inc., empresa que é proprietária da marca Toblerone, está transferindo uma parte da produção desse chocolate para Bratislava, capital da Eslováquia. Por conta disso, o chocolate não poderá mais legalmente usar o termo "suíço" (ou, no original, swiss milk chocolate), remetendo que a sua produção seria feita na Suíça.

A notícia foi dada pelo jornal diário suíço Aargauer Zeitung na última sexta-feira. Vale lembrar que o Toblerone é uma marca americana, mas que tinha sua produção na Suíça até o momento.

A perda pode ser danosa para a Mondelez, já que um estudo feito pelo governo suíço mostrou que o uso do rótulo "suíço" pode representar o aumento de até 20% do preço de venda de um produto e de até 50% no caso de itens de luxo.

A legislação que protege a Suíça

(Fonte: Delícias Viajantes)(Fonte: Delícias Viajantes)

A razão para essa mudança é que, desde 2017, está em vigor uma legislação, chamada de Swissness Act, que protege o uso do termo "suíço/ suíça" em produtos. Para um item poder ser comercializado com a expressão "feito na Suíça", é necessário que 80% de sua matéria-prima tenha saído deste país.

Já os leites e produtos lácteos que querem usar esse rótulo devem usar 100% de matéria-prima local. A única exceção são os insumos que não podem ser produzidos na Suíça, como o cacau, que costuma ser importado da África.

Só que a lei vai além do termo e também restringe o uso de símbolos suíços que indicam pontos do território da Suíça. E é por isso que a famosa montanha também deverá sair da embalagem.

O fim da montanha do Toblerone

(Fonte: Capitalist)(Fonte: Capitalist)

Em breve, a caixa do Toblerone irá receber um novo logotipo diferente do atual, que exibe os contornos irregulares da montanha Matterhorn. O desenho está na embalagem do chocolate desde 1970, segundo o site do fabricante.

De acordo com um porta-voz da Mondelez, a nova caixa terá uma letra diferente e a assinatura de Theodor Tobler, que criou esta barra triangular de chocolate no ano de 1908, ao lado de seu primo Emil Baumann. A frase "made in Switzerland" também sairá da embalagem. Ao invés disso, estará escrito que a marca Toblerone foi "estabelecida na Suíça".

Esta é a segunda mudança controversa no chocolate Toblerone em poucos anos. Em 2016, a embalagem foi reconfigurada para reduzir o peso das barras no Reino Unido, tendo como objetivo baixar os custos de produção. Os "picos" da montanha foram abaixados. A alteração criou tanta polêmica e gerou tanta reclamação que a Mondelez teve que voltar atrás menos de dois anos depois.


NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: