5 piores vencedores do Oscar de melhor filme, segundo o público

08/03/2023 às 04:483 min de leitura

Mesmo sendo uma cerimônia do cinema norte-americano, o Oscar mexe com a vida de todo cinéfilo. Acontece que algumas indicações costumam causar dor de cabeça nos fãs, e piora quando um filme considerado ruim pelo público recebe várias. Mas nada supera o momento em que esse longa-metragem é vencedor na principal categoria, a de melhor filme.

O prêmio entregue pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas é o mais aguardado. Acontece que, como o público não interfere na escolha do vencedor, às vezes o escolhido pelos eleitores não não caiu nas graças da audiência. Confira quais são considerados os piores filmes a vencer o Oscar de melhor filme, segundo os dados do público no Rotten Tomatoes.

5. O Maior Espetáculo da Terra (1952)

(Fonte: Paramount Pictures/Reprodução)(Fonte: Paramount Pictures/Reprodução)

Filmado por Cecil B. DeMille, um dos maiores cineastas de todos os tempos, O Maior Espetáculo da Terra é um filme que provoca fortes emoções entre os cinéfilos, especialmente porque muitos não concordam com sua vitória como melhor filme no Oscar de 1953.

O filme narrava a jornada de Brad Braden, proprietário de um circo, que deseja organizar a temporada de maior sucesso de seu empreendimento, mas que verá em um de seus contratados o adversário para o amor de Holly.

O consenso do público é que se tratava de um filme que pecava pela melodramaticidade, com enredo longo e recheado de clichês, além de carecer de charme para uma obra que se passava no circo. Resultado: apenas 53% no Rotten Tomatoes

4. Ziegfeld, o Criador de Estrelas (1933)

(Fonte: MGM/Reprodução)(Fonte: MGM/Reprodução)

Assim como os próximos três integrantes desta lista, Ziegfeld, o Criador de Estrelas é uma obra composta na década de 1930. Dirigido pelo prolífico Robert Z. Leonard, com aproximadamente 150 filmes na carreira, o musical tratava dos altos e baixos da vida de Florenz Ziegeld Jr, um famoso produtor de musicais da Broadway na vida real, que dominou o showbusiness norte-americano no início do século XX.

Vencedor de três Oscar, é considerado pelo público um dos piores a ganhar a estatueta de melhor filme. Entre as críticas feitas ao longa-metragem, estão a abordagem tediosa a um biografado tão importante e o ritmo lento da produção, que tornaria o filme enfadonho. Mereceu uma pontuação de apenas 50%.

3. Cavalgada (1933)

(Fonte: FOX/Reprodução)(Fonte: FOX/Reprodução)

Apesar de nascido na Escócia, Frank Lloyd cresceu e fez carreira como ator e diretor nos Estados Unidos. Na Era de Ouro de Hollywood, é um dos maiores diretores, com duas estatuetas de melhor diretor, uma delas por Cavalgada. Todavia, o drama baseado em uma peça teatral de mesmo nome não empolgou o público.

A história acompanha a trajetória de duas família inglesas, uma de ricos e outra da classe trabalhadora, ao longo de três décadas. Com 26% no Rotten Tomatoes, o filme ficou marcado por seu ritmo lento, com uma abordagem caricata sobre a luta de classes.

2. Cimarron (1931)

(Fonte: RKO Radio Pictures/Reprodução)(Fonte: RKO Radio Pictures/Reprodução)

Cimarron tinha tudo para ser um clássico dos filmes western, mas conseguiu apenas ser o segundo pior longa-metragem a vencer o Oscar de melhor filme, segundo os usuários do Rotten Tomatoes. Ele possui uma pontuação de apenas 25%.

Dirigido por Wesley Ruggles, conhecido por sua trajetória no cinema mudo, onde foi companheiro de Charles Chaplin, Cimarron acompanhava um editor de jornal que se muda com sua esposa para uma pequena cidade em Oklahoma, no fim do século XIX.

Apesar da presença dos grandes atores Irene Dunne e Richard Dix no elenco, das oito indicações ao Oscar com três vitórias (filme, roteiro adaptado e direção de arte), o filme não cativou o público. O roteiro foi considerado fútil, com uma história pouco convincente e uma narrativa sem inspiração, apesar de todas as tentativas em torná-lo interessante.

1. Melodia da Broadway (1929)

(Fonte: MGM/Reprodução)(Fonte: MGM/Reprodução)

Melodia da Broadway foi o grande vencedor do Oscar de melhor filme na edição de 1930 da premiação. O longa-metragem dirigido Harry Beaumont contava com atrizes que marcaram época no cinema mudo, como Bessie Love e a icônica Anita Page.

Melodia da Broadway narrava a jornada de duas irmãs que almejavam o sucesso na Broadway, mas que viam suas paixões complicarem seu objetivo. A comédia musical chegou com três indicações no Oscar, mas levou apenas a principal.

A película deixou um rastro negativo entre o público e a crítica, sendo apontado como um filme tedioso, com história comum e roteiro questionável e pouco imaginativo. No Rotten Tomatoes, conseguiu uma pontuação de apenas 20%.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: