Artes/cultura
21/03/2023 às 13:00•2 min de leitura
Títulos da nobreza, como rei e rainha, por vezes podem parecer coisa antiga, mas algumas nações no mundo ainda vivem sob monarquias. Por essa razão, volta e meia alguém assume o principal posto do país. Ainda que hoje seja mais incomum, muitas monarquias já foram comandadas por líderes muito jovens. E hoje, quem são as rainhas mais jovens do mundo?
Se você está pensando que apenas pessoas de muita idade, como era o caso de Elizabeth II, do Reino Unido, são rainhas atualmente, está redondamente enganado. Por conta disso, elaboramos uma lista para que você conheça as mais jovens e poderosas líderes globais a assumirem e se manterem, hoje, nesse posto. Confira.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Nascida em Buenos Aires e naturalizada holandesa em abril de 2001, a rainha Máxima é a monarca da Holanda desde 2013, junto ao rei Willem-Alexander, com quem se casou doze anos antes.
Filha do ex-secretário de Agricultura do governo ditatorial da Argentina, Máxima, desde que se tornou rainha, é envolvida com projetos de educação financeira, defesa dos direitos LGBTQIAPN+ e integração social de imigrantes.
Junto ao rei, possui três filhas: Catharina-Amalia, Alexia e Ariane. Nascida em 17 de maio de 1971, é a quinta rainha mais jovem do mundo, com 51 anos e 10 meses.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Jornalista de formação, com anos de atuação em grandes emissoras, como a TVE e CNN, Letizia Ortiz Rocasolano é a rainha consorte da Espanha desde 2014, quando se casou com o Rei Felipe VI, em 2004. Ela possui dois filhos, Leonor e Sofia, e chegou ao trono após seu sogro, o rei Juan Carlos, abdicar do trono.
Casada anteriormente, chamou a atenção da imprensa local quando namorou o, na época, príncipe espanhol. Letizia nasceu em 15 de setembro de 1972, o que faz dela a quarta rainha mais jovem do mundo, com apenas 50 anos e 6 meses.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Casada desde o dia 4 de dezembro de 1999 com o rei Philippe, a rainha Matilde é a monarca da Bélgica, a primeira da história do país europeu a ter nascido lá. Nascida em 20 de janeiro de 1973, possui atualmente 50 anos e 2 meses, o que faz dela a terceira rainha mais jovem do mundo.
Seu reinado na Bélgica começou no ano de 2013 e desde então ela desenvolve inúmeras atividades humanitárias com a ONU, entre elas a presidência honorária da Unicef no país. Poliglota, Matilde tem o hábito de viajar com frequência atrás de apoio a diferentes organizações sem fins lucrativos que buscam reduzir a pobreza global.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Nascida Anna Karabo Motsoeneng, a rainha 'Masenate Mohato Seeiso é casada com o rei Letsie III, do Lesoto. Além de ser a segunda nobre mais jovem do mundo, ela entrou para a história do seu país como a primeira plebeia a contrair matrimônio com um membro da família real na era moderna.
'Masenate Mohato Seeiso, cujo reinado iniciou no ano 2000, nasceu em 2 de junho de 1976, o que lhe dá atuais 46 anos e 9 meses. Formada em Educação, atua com voluntariado em diversas causas, especialmente na conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Nascida em 4 de junho de 1990, a rainha Jetsun Pema, do Butão, é a mais jovem do mundo. São 32 anos e 9 meses atualmente, mas o reinado começou no ano de 2011, quando se casou com o rei Jigme Khesar Namgyel Wangchuck.
Conhecida popularmente como Rainha Dragão do Butão, ela tem dois filhos, os príncipes Jigme — sim, ambos os filhos têm o primeiro nome igual ao pai. Jetsun Pema é a segunda mais velha de uma família de cinco filhos, sendo que o mais velho, Dasho Thinley Norbu, é casado com a meia-irmã do rei, e Ashi Yeatso Lhamo, a mais nova, é casada com o irmão do rei.