Artes/cultura
19/05/2023 às 04:00•2 min de leitura
Você já ouviu falar nos restaurantes hot pot? Para os amantes de um belo fondue no inverno, o hot pot é um tipo de culinária asiática muito similar à versão ocidental — tendo predominância na China. No centro das mesas, é colocada uma panela com um caldo borbulhante feito à base de vegetais, onde diferentes tipos de carnes e outros alimentos são mergulhados para cozinhar.
Esse modelo de cozinha é tão popular no país que a cidade de Chongqing, localizada no sudoeste chinês, inaugurou recentemente o maior restaurante de hot pot do mundo. O expressivo estabelecimento é tão grande que chega a cobrir uma encosta inteira na região, possui quase 900 mesas e tem capacidade para acomodar cerca de 5,8 mil pessoas por vez. Conheça mais!
(Fonte: Internet/Reprodução)
A cidade de Chongqing é uma das mais conhecidas da China em termos de restaurantes hot pot. Existem milhares de estabelecimentos especializados nos pratos quentes e picantes para os turistas que desejam se aventurar pela região escolherem. No entanto, para quem está procurando uma experiência singular, existe uma única opção: o Pipa Yuan.
Localizado no distrito de Nan'an, nos arredores da cidade, o restaurante gigante com terraço foi construído em uma grande colina e ocupa uma área de 3,3 mil metros quadrados. Para se ter ideia do tamanho estratosférico do lugar, a maioria dos clientes precisa de instruções para conseguir localizar sua mesa reservada entre as centenas de mesas disponíveis.
Há algum tempo, o Pipa Yuan já era muito elogiado por ser o maior restaurante hot pot do mundo. Contudo, o título só foi realmente oficializado pelo Guinness Records no ano passado. Devido ao seu tamanho e por estar localizado em uma encosta íngreme, a demora para estacionar um carro no Vallet-Parking pode levar até 30 minutos.
(Fonte: GettyImages)
Por mais que todo o ambiente do Pipa Yuan pareça um tanto quanto caótico, nada disso parece afetar a popularidade do restaurante entre turistas e chineses. Mesmo que o local consiga comportar 5,8 mil clientes de uma vez só, encontrar uma mesa sem reserva nesse estabelecimento é quase uma missão impossível — sobretudo durante a primavera e o verão.
No fim das contas, pessoas de todos os lugares da China querem experimentar pessoalmente o maior restaurante do mundo de hot pot, o que faz com que o Pipa Yuan consiga servir mais pessoas em um único dia do que os habitantes de um pequeno condado chinês.
Para receber tantas pessoas, a logística de atendimento também precisa ser elaborada. Além de empregar centenas de garçons para garantir o melhor atendimento, o restaurante conta com uma dezena de cozinheiros, diversos outros funcionários de cozinha e mais de 25 caixas para o pagamento das contas.
Em termos de qualidade, a grande maioria das avaliações na internet é surpreendentemente positiva para um estabelecimento tão grande. O tempo de espera pode ser um pouco longo, mas a experiência de estar um lugar tão grandioso e com uma vista raríssima parece compensar tudo.