Ciência
31/05/2023 às 04:00•2 min de leitura
O Homem Vitruviano é uma das obras mais famosas de Leonardo da Vinci. O desenho é uma representação de um homem nu em duas posições superpostas. Ele representa as perfeitas e harmoniosas simetrias e proporções do corpo humanos — evidenciadas pelo círculo e pelo quadrado que envolvem o homem.
Da Vinci criou a pintura, após passar anos estudando os princípios da geometria e das proporções humanas descritos pelo arquiteto romano Marcus Vitrúvio Polião. Abaixo você pode conferir seis curiosidades sobre esta importante obra do pintor renascentista.
(Fonte: GettyImages)
Diversas obras de Leonardo da Vinci foram feitas durante estudos que ele realizou. Como alguém interessado por anatomia e por arquitetura, o artista se debruçou sobre o trabalho de Vitrúvio, e, após concluir seu estudo, em 1490, deixou o desenho guardado. Após a morte de Leonardo, o desenho provavelmente ficou com seu aluno, Francesco Melzi. Nos séculos seguintes ele passou por vários colecionadores e aristocratas, até que em 1822 doado para a coleção da Gallerie dell'Accademia, onde permanece até hoje.
(Fonte: GettyImages)
Como outros trabalhos de Da Vinci, o Homem Vitruviano está envolto em diversos mistérios e vem sendo estudado por especialistas de diferentes áreas, que tentam entendê-lo melhor. Inicialmente, o desenho parece representar um homem em duas posições. Porém, o mais provável é que Da Vinci estivesse pensando em 16 posições diferentes. Além disso, um estudo de 2019 revelou que o rosto do homem, se dividido no meio, apresenta algumas variações. Isso significa que, talvez, o objetivo fosse retratar um homem maduro (lado direito) e um homem mais jovem (lado esquerdo).
(Fonte: GettyImages)
Enquanto estudava o trabalho de Vitrúvio, Da Vinci manteve contato com o arquiteto Giacomo Andrea de Ferrara. Ele estava interessado nos estudos de proporções um tempo antes de Da Vinci. Essa descoberta foi feita em 2012 e, embora não tenha encontrado evidências de que ambos tenham trabalhado junto no Homem Vitruviano, historiadores concordam que Da Vinci partiu dos desenhos de Giacomo e conseguiu chegar em uma representação mais precisa dos escritos de Vitrúvio.
(Fonte: GettyImages)
Um dos mistérios que envolvem o famoso desenho é quem foi o homem que serviu de modelo para Da Vinci. Até o momento, não há nenhuma anotação ou registro que respondam essa questão. Porém, há uma descrição que afirma que se tratava de um homem "muito bem construído, forte, muito bonito, com mechas de cabelo que ondulavam e desciam até os ombros". Essa descrição coincide com o perfil do próprio Da Vinci, quando o desenho foi concluído.
(Fonte: GettyImages)
Embora o desenho busque representar a perfeição das proporções do corpo humano, a pessoa que o inspirou poderia não estar muito bem de saúde. Em 2011, após uma análise cuidadosa do desenho, o cirurgião Hutan Ashrafian concluiu que o homem poderia ter uma hérnia inguinal. Além de ser uma condição relativamente comum em homens, a protuberância perto da virilha do homem não parece estar ali por acaso. É muito possível que Da Vinci estivesse apenas reproduzindo da maneira mais fiel possível o modelo usado para o estudo.
(Fonte: GettyImages)
Por se tratar de um documento de grande importância para a humanidade, o desenho original é mantido em um local seguro na Gallerie dell'Accademia, em Veneza. Colocá-lo regularmente em uma exposição poderia danificá-lo, por isso, o que é usado em seu lugar são reproduções que buscam imitar todas as características do original. A última vez que ele esteve em uma exposição para o público foi em 2013. A Gallerie fez uma exposição de três meses em homenagem aos 500 anos da morte de Leonardo. Em qualquer outro momento, a única maneira de ver o esboço é solicitando permissão especial para uma sessão privada no Escritório de Desenhos e Impressões.