Qual é a origem da tradição dos tapetes de Corpus Christi?

07/06/2023 às 13:002 min de leitura

Feriados religiosos costumam carregar diversas tradições e simbolismos, e possivelmente um dos que mais atrai a atenção dos curiosos é o do Corpus Christi — afinal, é nessa data que igrejas de diversos lugares do Brasil organizam mutirões para criar tapetes coloridos e repletos de desenhos.

Aliás, você sabe como começou essa tradição e quando ela chegou no Brasil? Acredite: ela é mais antiga do que muitos imaginam, e falaremos mais sobre isso nas linhas a seguir.

Costume herdado de Portugal

Assim como muitas outras tradições que ainda mantemos atualmente, a criação dos tapetes de Corpus Christi é algo herdado de Portugal ainda durante o período da colonização. Por lá, a prática de decorar as portas das igrejas com desenhos que fazem referência a vinho, pão e outros elementos litúrgicos já existia na região dos Açores desde o século XIII.

A tradição do tapete de Corpus Christi pega como base um evento bíblico que aconteceu pouco antes da Paixão de Cristo, quando Jesus, entrando em Jerusalém, é acolhido pela população que cobriu as ruas por onde ele passava com ramos e mantos. A diferença é que, no dia dedicado ao Corpo de Cristo (tradução literal do nome dessa festa), o chão fica coberto com os desenhos para a passagem do Santíssimo Sacramento.

Desenhos dos tapetes de Corpus Christi também fazem menção a trabalhos pastorais. (Fonte: GettyImaes/reprodução)Desenhos dos tapetes de Corpus Christi também fazem menção a trabalhos pastorais. (Fonte: GettyImaes/reprodução)

Vale mencionar que, dentro do calendário litúrgico da Igreja Católica, esse é o único dia do ano em que o padre caminha de maneira oficial com o Ostensório (nome dado ao objeto onde a hóstia sagrada é armazenada) pelas ruas dos bairros das paróquias, abençoando aqueles que estão ao longo do trajeto. 

Para tornar esse caminho ainda mais belo, na madrugada da quinta-feira da festa diversos fieis se reúnem para dar vida aos tapetes em uma tradição que ainda se mantém forte especialmente no Sudeste, além de ser vista como um grande gesto de sociabilização entre os paroquianos.

Do que é feito o tapete de Corpus Christi?

De maneira geral, os desenhos são feitos à mão por alguma pessoa da própria comunidade, muitas vezes utilizando um giz branco para delimitar o espaço da ilustração. Dessa forma, outras pessoas podem vir posteriormente para cobri-lo com os materiais que dão o colorido especial.

Já para a coloração, é muito comum utilizar serragem, borra de café, farinha, casca de ovo, areia, flores, sais coloridos e outros materiais que possam apresentar a tonalidade desejada em cada um dos desenhos. Estes, aliás, são livres dentro da temática religiosa, e por vezes fazem referência não apenas ao pão e o vinho, mas também aos sacramentos e até mesmo movimentos pastorais da Igreja Católica.

Essas são obras que se estendem por muitos metros nas ruas, e não é difícil ver pessoas que param ao lado desses tapetes para tirar fotos por conta da beleza do trabalho. 

Por falar em tamanho, vale ressaltar que o maior tapete de Corpus Christi da América Latina está na cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro: em 2022, foram centenas de painéis espalhados por cerca de dois quilômetros de extensão.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: