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01/07/2023 às 07:00•2 min de leitura
O novo filme Barbie, que estreia nos cinemas mundiais no dia 21 de julho, provavelmente será uma explosão de cor de rosa para os olhos. Na verdade, a produção do longa-metragem usou tanto essa tonalidade que gerou uma crise na tinta desta cor em vários lugares do mundo.
Em entrevista para a revista Architectural Digest, a diretora Greta Gerwig declarou que contratou a diretora de arte Sarah Greenwood e a decoradora de cenários Katie Spencer para projetar um gigante casa da Barbie no Warner Bros Studios, localizado em Levaesden, próximo a Londres.
A recomendação é que tudo fosse muito cor de rosa, para manter o caráter infantil associado à história. "Eu queria que os rosas fossem muito brilhantes e tudo quase demais", comentou a diretora. Greta afirmou que a ideia por trás do longa era que ele relembrasse "o que me fez amar a Barbie quando eu era uma garotinha".
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Contudo, Sarah Greenwood contou para a revista que o excesso desta cor nos cenários acarretou com que houvesse uma escassez internacional de tinta rosa fluorescente da marca Rosco, nos vários países que o produto é comercializado. "O mundo ficou sem rosa", brincou.
O uso da cor rosa no longa-metragem busca fortalecer o efeito de uma estética recentemente apelidada de "Barbiecore". O termo, inclusive, já virou uma hashtag popular no TikTok. Greta Gerwig declarou que seu intuito era o de criar uma sensação de "artificialidade autêntica" associada à boneca. Por isso, foram usados até cenários do céu e das montanhas pintados a mão.
O trailer do filme também evidencia que o rosa não foi usado apenas no cenário, mas nas roupas, nos móveis da personagem e, claro, no famoso Corvette que a boneca dirige. Numa das cenas em que é possível enxergar a casa da Barbie, vê-se um escorregador rosa que desce até uma piscina, um chuveiro rosa, uma cama rosa e vários outros acessórios da mesma cor. Certamente vai ativar a nostalgia de quem brincava com a boneca na infância.
(Fonte: Chris Jackson/Getty Images)
Em entrevista concedida à CNN, Lauren Proud, que é vice-presidente de marketing e experiência digital da empresa de tintas Rosco, confirmou que a produção de Barbie realmente usou uma alta quantidade de tinta desta tonalidade. Entretanto, ela afirma que há outros fatores que envolveram a escassez do produto no mercado.
"Os conjuntos foram desenvolvidos durante um período em que ainda estávamos enfrentando problemas na cadeia de suprimentos global, e o fornecimento de tintas foi particularmente afetado", declarou. Mas afirma que a Rosco, no fim, conseguiu abastecer o suprimento necessário. "Entregamos tudo o que pudemos, eles conseguiram tudo. Mal podemos esperar para ver como fica no filme!", concluiu.
O muito esperado filme de Greta Gerwig deve ter sua estreia mundial em 21 de julho, e conta com um evento estelar. A Barbie é interpretada por Margot Robbie, e seu namorado, Ken, é vivido por Ryan Gosling. Ainda estão no elenco atores e atrizes como Will Ferrell, Emma Mackey, Michael Cera, Issa Rae, Simu Liu, America Ferrara, entre outros.