
Ciência
20/07/2023 às 06:30•2 min de leitura
Começou, na madrugada desta quinta-feira (20), a 9ª Copa do Mundo Feminina da FIFA, que será disputada na Austrália e na Nova Zelândia. As meninas do Brasil buscam o seu primeiro título na competição, embora tenham disputado todas as oito edições do torneio.
Na verdade, o futebol feminino é relativamente jovem no Brasil, pois, até o ano de 1979, o esporte era proibido no país por um decreto do presidente de Getúlio Vargas de 1941, por ser "incompatível" com as condições da natureza feminina, segundo o artigo 54. Agora, com um time renovado, é hora de mostrar que a natureza da mulher brasileira é ser livre, e vencedora.
Para você entrar no clima da competição, veja seis fatos sobre a Copa do Mundo Feminina de 2023 que pouca gente sabe:
Fonte: FIFA/Divulgação.
Disputada entre 20 de julho e 20 de agosto de 2023, a copa da Austrália/Nova Zelândia será não apenas a primeira do tipo a ser disputada em dois países, como levará a campo 32 seleções nacionais. A primeira competição feminina, realizada na China em 1991, teve apenas 12 times, e o último torneio, disputado na França em 2019, teve 24 países.
Não, nenhuma seleção feminina de futebol conseguiu superar a proeza do Brasil no futebol masculino. No entanto, a equipe dos EUA é tetracampeã, tendo ganhado metade das copas já realizadas até hoje (1991, 1999, 2015 e 2019). Em seguida vez a Alemanha, com duas vitórias (em 2003 e 2007), e Japão e Noruega, que levaram o troféu, respectivamente, em 2011 e 1995.
A seleção que mais venceu nas oito edições da copa do mundo feminina oi a dos EUA com 40 vitórias. Já o recorde de derrotas vai para a Nigéria, com 19. Além disso, as americanas são também as artilheiras da história da competição, com 138 gols, sendo 13 deles obtidos em um único jogo, contra a Tailândia, no dia 11 de junho de 2019.
Aqui também a Nigéria lidera o lado negativo, tendo sofrido um recorde de 63 gols na competição, sendo 14 deles pelos EUA.
Fonte: FIFA/Divulgação.
Essa pergunta muitos brasileiros vão saber responder: o recorde de maior número de gols marcados nas copas do mundo de futebol é da nossa Marta, que, entre 2003 e 2019, balançou as redes adversárias 17 vezes. Essa marca supera até mesmo a do alemão Miroslav Klose, que marcou 16 gols nas copas masculinas das quais participou.
A seleção alemã de futebol feminino é conhecida como a defesa menos vazada nas competições. De 2003 a 2011, a Alemanha foi recordista absoluta em número de gols sofridos.
Na vitoriosa campanha de 2007, na China, as alemãs derrotaram todos os adversários que enfrentaram, inclusive o Brasil na final por 2x0. Na campanha, elas sofreram apenas dois gols, para a Argentina nas quartas-de-final.
Fonte: FIFA/Divulgação.
A meio-campista brasileira Formiga é considerada um fenômeno do futebol mundial, tanto feminino como masculino. Ela é a única atleta da história a disputar sete Copas do Mundo e sete Olimpíadas, além de ser a atleta mais velha (ela tinha 41 anos em 2019) a entrar em campo. Ela se aposentou da Seleção Brasileira em 2021.
Um teorema de 1913 propõe que algo sempre pode acontecer caso haja tempo suficiente para isso.
Na Bíblia, várias vezes lemos sobre "Jesus de Nazaré" ou "Jesus, o Nazareno˜.
A Guerra da Coreia é marcada por mistérios, como a ausência de declarações oficiais, espionagem inesperada e até avistamentos de OVNIs, gerando mais perguntas do que respostas.
Alguns dos grandes personagens do cinema acabaram sendo rejeitados pelos atores que os viveram.
Descubra os conflitos que desafiaram o poderio de Roma durante seu período de maior estabilidade.
Descubra batalhas em que exércitos e defensores resistiram até o fim, deixando um legado na história da humanidade.
Descubra histórias intrigantes e enigmas que continuam desafiando nosso conhecimento sobre a Grande Guerra.
Os demônios presentes na Bíblia foram estudados e categorizados em vários momentos.
No estudo, os pesquisadores usaram variações do DNA antigo para descobrir diversidades pré-históricas de populações humanas e comunidades linguísticas.