'Drácula' pode ter sofrido de doença que o fazia chorar sangue

17/08/2023 às 02:002 min de leitura

O famoso Vlad, o Empalador é o homem histórico que inspirou a história do Conde Drácula. Como isso não bastasse na sua biografia, há agora uma novidade em seu passado: pesquisadores sugerem que ele poderia ter uma condição física que o fazia chorar lágrimas de sangue.

O problema teria fundo inflamatório e decorreria de uma doença de Vlad Draculea (cujo nome significa “Filho do Dragão”). Responsável por pelo menos 8 mil mortes, Vlad teria tido um problema raro de saúde — pelo menos de acordo com uma análise de suas cartas.

Quem foi Vlad, o Empalador?

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

O príncipe Vlad III viveu na Valáquia, no sul da Romênia, entre 1431 e 1476, e foi um líder do Império Otomano. Sua história inspirou o escritor irlandês Bram Stocker a criar sua famosa obra Drácula, de 1897.

Isto se deveu porque Vlad foi extremamente temido. Parte de sua fama é porque ele tinha uma fascinação pelos empalamentos, um método de execução e tortura em que se insere uma estaca de madeira que atravessa o corpo do torturado. Poder-se-ia, por exemplo, colocar a estaca do ânus e fazê-la sair na boca, ou usá-la para pregar um bebê no peito de sua mãe.

Embora tenha se tornado um herói na Romênia, a crueldade do príncipe fez com que ele virasse um sinônimo de vampiro. Não por acaso, o lugar em que o príncipe Vlad cresceu com seus irmãos se chama Transilvânia. Contudo, diferente do que diz a lenda, ele nunca foi conde do território.

A descoberta sobre as lágrimas de Vlad

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Cientistas fizeram uma análise química em três cartas escritas por Vlad III em seus três reinados como líder militar da Valáquia. Eles usaram uma técnica chamada espectrometria de massa, que envolve a aplicação de etileno-acetato de vinila nas letras da carta.

O produto recolheu peptídeos, que são sobras de proteínas e moléculas oriundas da época em que o conde manuseou estes papéis. Encontrou-se no total 500 peptídeos, sendo 100 de origem humana, que os pesquisadores entenderam vir do próprio Vlad.

Ocorre que estes peptídeos estavam ligados às ciliopatias, transtornos genéticos causados por defeitos em genes relacionados a células conhecidas como cílios. Os cientistas ainda encontraram evidências de que Vlad pode ter tido uma infecção respiratória.

Com base no que foi achado, eles concluíram que provavelmente o príncipe sofria de hemolacria, doença rara em que a pessoa desenvolve lágrimas com sangue. Eles não sabem o que pode ter causado isso, mas a condição pode estar ligada a uma lesão ocular ou mesmo uma conjuntivite.

"Para nós, esta é a primeira vez que tal pesquisa foi realizada e ajudou a trazer à tona o estado de saúde de Vlad Drácula, o Empalador. Não se pode negar que mais pessoas medievais podem ter tocado nesses documentos, mas também é presumível que as proteínas antigas mais proeminentes devam estar relacionadas ao príncipe Vlad, o Empalador, que escreveu e assinou essas cartas", escreveram os pesquisadores.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: