
Ciência
25/12/2023 às 06:30•2 min de leitura
Contos de fadas são histórias fofinhas que foram escritas um dia para encantar as crianças, correto? Se você respondeu que sim, pense novamente. O fato é que, ao longo da história, as diferentes culturas foram capazes de criar histórias bastante horripilantes para passar algumas lições aos pequenos de um modo meio... apavorante. Neste texto, compartilhamos 4 delas.
(Fonte: History Collection)
Entre as crianças inuit, há uma história que mais parece um pesadelo, e que serve justamente para assustá-las. Ela fala sobre o Kukilingiattiaq, uma criatura escondida que fica nas sombras, esperando até avistar um ladrão Quando isso acontece, o Kukilingiattiaq estende a sua mão com três garras e agarra do nada o incauto ladrão.
Ele então permanece o segurando até que alguém apareça para ver o que aconteceu. A ideia é justamente gerar bastante medo nos pequenos, para que eles pensem duas vezes antes de pegar algo que não lhes pertence.
(Fonte: Wikipedia)
É provável que você conheça Mulan por conta do filme da Disney. Mas, na verdade, a história original, surgida no norte da China, é um pouco mais trágica. Ela fala de uma moça que treina luta em casa e acaba substituindo o seu pai no serviço militar, disfarçada de homem. Na real, a Mulan real teria realmente existido e vivido na China, entre 420 e 589 depois de Cristo.
Hua Mulan consegue se dar bem e luta lado a lado com os soldados por dez anos. O final da história foi mudando ao longo do tempo. Em uma das versões, ela aparece casada e com filhos. Mas, em outras, seu pai morre e sua mãe se casa novamente enquanto Mulan está fora.
Ela então é convocada para se tornar concubina do Imperador. Só que ela prefere morrer a isso, e acaba se matando na frente do mensageiro que trouxe a ordem.
(Fonte: Domínio público)
No livro A Margarida, apresentam-se vários versos de cunho moral para orientar crianças de quatro a oito anos. Nela, Tommy e sua irmã Jane encontram frutas silvestres enquanto vagam por uma rua. Eles comem algumas, mas outras eles jogam fora.
Quando chegam em casa, elas se sentem mal e vão dormir, e acabam morrendo por envenenamento causado pelas frutas. É, no mínimo, bem sinistro.
(Fonte: Domínio público)
Os irmãos Grimm são considerados os dois nomes mais importantes a condensar alguns dos mais conhecidos contos de fadas. Contudo, nem sempre a versão que chegou até nós é a que foi registrada originalmente por eles.
Um caso é a da clássica história da Cinderela, que fala de uma moça que foi forçada a servir sua madrasta e suas duas irmãs adotivas. Ela então fica sabendo da ocorrência de um festival que será oferecido ao Príncipe, e pede para que seus amigos pássaros tragam a ela vestidos e sapatos que ela possa usar no evento. Os pássaros fornecem tudo a ela, e Cinderela vai até o festival, onde conhece o Príncipe. Só que, antes que ele possa acompanhá-la até em casa, ela desaparece.
A partir daqui, a história original é um pouco diferente do jeito pelo qual lembramos dela. O Príncipe joga piche na escada na esperança de prender a garota dos seus sonhos. Seu sapato dourado (que não é de vidro!) acaba ficando preso, mas Cinderela o deixa para trás e vai embora.
O Príncipe então parte para uma busca para encontrar a sua amada. Só que as meias-irmãs de Cinderela descobrem que seus pés são grandes demais para o sapato da moça. Uma delas então corta os próprios dedos e outra corta o calcanhar, no intuito de fazer o sapato caber em seus pés.
Não dá certo, e o Príncipe acaba encontrando Cinderela. Por fim, os pássaros bicam os olhos das irmãs más.
Um teorema de 1913 propõe que algo sempre pode acontecer caso haja tempo suficiente para isso.
Na Bíblia, várias vezes lemos sobre "Jesus de Nazaré" ou "Jesus, o Nazareno˜.
A Guerra da Coreia é marcada por mistérios, como a ausência de declarações oficiais, espionagem inesperada e até avistamentos de OVNIs, gerando mais perguntas do que respostas.
Alguns dos grandes personagens do cinema acabaram sendo rejeitados pelos atores que os viveram.
Descubra os conflitos que desafiaram o poderio de Roma durante seu período de maior estabilidade.
Descubra batalhas em que exércitos e defensores resistiram até o fim, deixando um legado na história da humanidade.
Descubra histórias intrigantes e enigmas que continuam desafiando nosso conhecimento sobre a Grande Guerra.
Os demônios presentes na Bíblia foram estudados e categorizados em vários momentos.
No estudo, os pesquisadores usaram variações do DNA antigo para descobrir diversidades pré-históricas de populações humanas e comunidades linguísticas.