Ciência
20/09/2024 às 21:00•2 min de leituraAtualizado em 20/09/2024 às 21:00
Os filmes de esporte costumam ser muito legais, já que conseguem misturar cenas emocionantes, dramáticas e engraçadas. Mas é importante destacar que muitos desses filmes são altamente imprecisos, o que pode deixar irritados os verdadeiros fãs das práticas esportivas.
O que vemos neles são regras sendo quebradas e ignoradas, árbitros negligentes ou mesmo realizações físicas que jamais seriam possíveis de ocorrer. Embora isso não quebre o prazer de ver esses filmes, o fato é que nem sempre eles nos ensinam coisas reais sobre os esportes.
Nos filmes que tratam de boxe, como os da franquia Rocky, é bem raro que um árbitro interfira nos rumos de um embate. Os juízes são mostrados de forma quase invisível, como se estivessem assistindo à luta.
Um dos filmes em que essa percepção é mais ressaltada é no clássico Touro Indomável, de Martin Scorsese. Embora as cenas sejam maravilhosamente filmadas, nenhum árbitro de verdade ficaria praticamente de braços cruzados enquanto uma carnificina acontece à sua frente – e é isso que vemos nesse longa.
No filme Sonho de campeão, vemos um garoto de 12 anos que não apenas joga na Major League, uma das mais antigas e importantes ligas de beisebol nos Estados Unidos e Canadá, mas também se torna mais eficiente depois que seu braço é quebrado.
É totalmente inacreditável, vale dizer. Embora tudo seja chocante, talvez o mais descarado é o argumento de que um garoto iria entrar em uma das mais principais ligas do esporte sem ser "devorado" pelos atletas mais velhos.
Em Um maluco do golfe, Adam Sandler é mostrado em cenas altamente improváveis. Em uma delas, uma bola de golfe desvia do para-brisa de um carro e voa para o alto, rola por uma faixa, até por fim pousar e descer por um pedaço de andaime. Por fim, ela encaixa diretamente no buraco. Mas, para completar, o personagem está jogando com um taco de hóquei.
Claro que é uma comédia, e até bem divertida, mas não espere qualquer precisão em relação que aconteceria de fato em um jogo de golfe. É tudo apenas bobo.
Em Um domingo qualquer, filme de Oliver Stone estrelado por Al Pacino, acompanhamos os bastidores do futebol americano, passando pelos jogadores até os treinadores, a imprensa e os donos das equipes. Há uma cena em especial nesse filme que é particularmente chocante, e que envolve um globo ocular sendo arrancado da órbita e caindo no campo.
Ok, coisas assim já aconteceram em algum momento, mas não na forma mostrada no filme. E jamais ocorreria em um campo da NFL, já que os atletas só podem competir munidos de um rígido equipamento de segurança.