A longa lista de atentados a presidentes e candidatos à presidência dos EUA

15/07/2024 às 16:002 min de leituraAtualizado em 15/07/2024 às 16:00

A tentativa de assassinato sofrida pelo ex-presidente e atual candidato à presidência dos EUA, Donald Trump, durante um comício de campanha na noite de sábado (13), não foi um episódio isolado na história americana. Segundo o Serviço de Pesquisa do Congresso daquele país, já ocorreram pelo menos 15 ataques diretos contra presidentes eleitos e candidatos presidenciais, dos quais quatro resultaram em morte.

Os quatro presidentes americanos assassinados foram: Abraham Lincoln em 1865, James Garfield em 1881, William McKinley em 1901 e John F. Kennedy em 1963. Mas, segundo o estudo do órgão legislativo federal, o caso que mais se aproxima ao que ocorreu com Trump foi o atentado contra o candidato à presidência George C. Wallace, em maio de 1972.

Segregacionista ferrenho, Wallace governava na época o Alabama e estava fazendo um discurso com promessas de campanha para cerca de mil pessoas, em um shopping de Washington, quando foi baleado. O agressor, Arthur Herman Bremer, tinha 21 anos, agia sozinho e cumpriu pena de prisão por 35 anos. Wallace ficou parcialmente paralisado pelo resto da vida.

Quatro presidentes assassinados

JFK foi assassinado no centro de Dallas. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
JFK foi assassinado no centro de Dallas. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

O primeiro presidente dos EUA assassinado foi Abraham Lincoln, no dia 14 de abril de 1865. Ele assistia a uma peça no Ford's Theatre em Washington, quando foi alvejado pelo ator e simpatizante da causa confederada John Wilkes Booth. Dezesseis anos depois, em 2 de julho de 1881, outro republicano, James A. Garfield foi morto, em uma estação de trem de D.C., por um ex-apoiador, Charles J. Guiteau. Guiteau, preterido para um cargo no governo. 

25º presidente dos EUA pelo Partido Republicano, William McKinley foi atingido em 6 de setembro de 1901 pelo anarquista Leon Czolgosz, na Exposição Pan-Americana em Buffalo, morrendo de gangrena alguns dias depois.

O último presidente americano a ser assassinado até agora, o democrata John F. Kennedy foi baleado e morto durante uma carreata no centro de Dallas, no dia 22 de novembro de 1963. Seu assassino, Lee Harvey Oswald, que estava sob custódia da polícia foi igualmente morto por Jack Ruby, dono de uma boate local. 

Atentados esquisitos a ex-presidentes

O agressor do presidente Reagan imitou o personagem de Rober de Niro. (Fonte: Columbia Pictures)
O agressor do presidente Reagan imitou o personagem de Robert De Niro. (Fonte: Columbia Pictures)

No dia 30 de março de 1981, o ex-ator e então presidente Ronald Reagan estava saindo do Washington Hilton Hotel, quando foi atingido por um dos seis tiros disparados por John W. Hinckley Jr., 25 anos. 

O jovem, mentalmente desequilibrado, queria impressionar a então atriz adolescente Jodie Foster, tentando imitar o gesto de Travis Bickle, personagem do filme Motorista de Táxi, de 1976, que planejava assassinar um candidato à presidência, e era fascinado por Iris, vivida pela atriz. 

Mas talvez o atentado mais bizarro tenha sido o cometido pelo pintor de casas desempregado Richard Lawrence, que tentou matar o presidente Andrew Jackson, no dia 30 de janeiro de 1835. Escondido atrás de um pilar do Capitólio, Lawrence puxou o gatilho de sua pequena pistola Derringer, mas ela falhou. Jackson então partiu para cima dele a bengaladas. O pretenso matador puxou uma segunda pistola, que também falhou.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: