Quais foram as últimas palavras de Jesus?

08/07/2024 às 09:002 min de leituraAtualizado em 08/07/2024 às 09:00

A vida de Jesus Cristo é de interesse de milhares de pessoas, que seguem estudando a sua história e querendo saber mais ele. E um momento importante envolve todos os acontecimentos em torno de sua morte.

Segundo o relato bíblico, considerado pelos cristãos, Jesus foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao reino dos mortos e ressuscitou depois de três dias, para então ascender ao Céu. Mas muito se discute sobre as mensagens que ele teria proferido antes de sua morte e em seu retorno à Terra. Sete delas estão registradas nos Evangelhos.

As primeiras palavras finais de Jesus 

(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)
Jesus Cristo deixou sete mensagens finais que estão registradas nos Evangelhos. (Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)

De acordo com a teologia cristã, as palavras finais de Jesus estão espalhadas entre os Evangelhos, e são materiais de análise por milênios. Haveriam sete trechos dessas falas em quatro Evangelhos, sendo que apenas um se repete em mais de um livro. 

São sete trechos, que também ficaram conhecidos como sermões, e que costumam listados por sete temas: as palavras de Perdão, Salvação, Relacionamento, Abandono, Angústia, Triunfo e Comunhão.

Na ordem tradicional dos sete últimos ditos de Cristo, dois pertencem ao Evangelho de Lucas. Em Lucas 23:34, lemos que, quando Jesus foi colocado na cruz, suas palavras foram: "Pai, perdoa-os, pois eles não sabem o que fazem." Esta seria a Palavra de Perdão.

Em seguida, Jesus teria olhado aos criminosos que estavam ao seu lado na cruz. Um exigiu que Jesus se salvasse e aos seus companheiros condenados, enquanto o outro o repreendeu, dizendo que eles foram julgados com justiça e que Jesus era inocente. Para ele, Jesus disse: "Amém, eu lhe digo, você estará comigo hoje no paraíso." Esta é a Palavra de Salvação.

Por fim, antes de morrer na cruz, Jesus proferiu: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito", uma citação do Salmo 31. Isto tem sido tradicionalmente interpretado como a Palavra da Comunhão, anunciando o retorno de Cristo ao Reino dos Céus.

As palavras de Jesus no Evangelho de João

(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)
As mensagens finais de Cristo se repetem em dois Evangelhos. (Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)

Já no Evangelho de João, acompanhamos mais as palavras de Jesus em seus últimos dias. Em João 19:26, Jesus fala para sua mãe, Maria: “Mulher, eis aqui o seu filho”. Estas são consideradas a Palavra de Relacionamento.

Ainda no Evangelho de João, lemos que, ao se aproximar da morte, Jesus falou: “Tenho sede”, e então recebe, maldosamente, uma esponja cheia de vinagre. Esta seria a Palavra de Angústia.

Por fim, o próprio Jesus profere as suas palavras finais, "Está consumado", como o fim do tormento da crucificação. Esta é considerada a Palavra do Triunfo, uma declaração de que a sua missão, que era de proporcionar salvação à humanidade, foi por fim cumprida.

O último sermão faltante de Cristo é reproduzido tanto no Evangelho de Mateus quanto de Marcos, quando lemos que Jesus, após ter sido levado ao Gólgota, crucificado e ridicularizado, clamou: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?". Esta seria a Palavra de Abandono, e evidência que Jesus era realmente humano, e por isso sentia desespero e solidão como qualquer um de nós.

Muitos teólogos usam essa evidência de humanidade, relatada de forma levemente diferente, para teorizar que Mateus e Marcos tenham sido escritos para públicos diferentes: Mateus pode ter sido direcionado a leitores judeus, enquanto Marcos, a romanos e gentios. Ainda assim, em essência, trata-se do mesmo trecho, que se segue pela lamentação e o grito de morte de Jesus, com o aparecimento de fantasmas de homens santos em Jerusalém.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: