Ciência
20/07/2024 às 18:00•2 min de leituraAtualizado em 20/07/2024 às 18:00
Os acidentes aéreos estão entre as tragédias mais impactantes da humanidade, já que, normalmente, elas costumam vitimar muitas pessoas. E engana-se quem pensa que eles são um fenômeno relativamente recente no mundo.
No Brasil, por exemplo, o primeiro acidente aéreo que se tem registro data de 109 anos atrás, e aconteceu durante a Guerra do Contestado, na fronteira entre os estados de Santa Catarina e Paraná.
Tido como um dos maiores conflitos sociais do país, a Guerra do Contestado foi um episódio armado que ocorreu na região fronteiriça entre Santa Catarina e Paraná entre os anos de 1912 e 1916. Durante esta guerra, sertanejos, posseiros e pequenos proprietários de terras entraram em disputa contra as autoridades estaduais e brasileiras.
Foi nesse contexto que aconteceu a primeira queda de um avião registrada em toda a América, no dia 1º de março de 1915. Na ocasião, o piloto, tenente Ricardo João Kirk, morreu ao cair no território paranaense localizado na região do Rio Jangada.
Embora trágica, a história do tenente é também fascinante. Nascido no Rio de Janeiro em 1874, Ricardo João Kirk iniciou a carreira militar em julho de 1891, quando tinha 17 anos. Neste primeiro momento, ele atuou como soldado voluntário no 10º Batalhão de Infantaria. Em seguida, ingressou na Escola Militar da Praia Vermelha, onde seguiu a carreira militar. Mais adiante, recebeu treinamento em Nova York, em uma aeronave pilotada por Roland Garros.
Em 1915, quando era já piloto e diretor da Escola de Aviação e Comandante do Destacamento de Aviação, Kirk faleceu enquanto executava uma missão de reconhecimento aéreo onde hoje está localizado o município de General Carneiro, no Paraná. Por conta de seu pioneirismo, o tenente foi promovido após a sua morte ao posto de capitão.
Ricardo João Kirk tirou seu brevê em 22 de outubro de 1912, após cursar a École d` Aviotion d` Ètampes, na França. De volta ao país, ele recebeu a missão de comprar aviões para o Aeroclube Brasileiro.
Cinco meses depois, o tenente solicitou o uso de aviões na Guerra do Contestado ao ministro da Guerra, general Vespasiano Gonçalves de Albuquerque e Silva. Após ser autorizado, ele partiu do Rio de Janeiro, por meio de um trem, com quatro aviões desmontados – mas dois deles explodiram ao serem atingidos por fagulhas de fogo, gerados pela locomotiva.
Ele chegou então em União da Vitória, no Paraná, onde criou um campo de pouso e um hangar. Em 4 de janeiro de 1915, com ajuda de outro piloto, Kirk realizou o primeiro voo na região. Em seguida, novos voos de reconhecimento foram programados, sendo um deles para 1º de março de 1915.
Neste dia, Kirk não tinha boas condições de visibilidade para o voo. O avião em que estava apresentou pane no motor, e acabou não retornando ao seu local de decolagem. Algumas horas mais tarde, uma informação vinda da Colônia Gomes Carneiro relatou que seu avião havia caído na região do Rio Jangada e que o piloto havia morrido.
Mesmo de forma trágica, o tenente e piloto acabou entrando para a história não só do Brasil, mas de toda a América, por se tornar a primeira vítima de um desastre aéreo por aqui.