Ciência
04/01/2025 às 09:00•4 min de leituraAtualizado em 04/01/2025 às 09:00
Os deuses gregos representam o panteão mais antigo que se conhece. Seus mitos seguem circulando no mundo ocidental e influenciando incontáveis histórias que sempre nos encantam.
Esses deuses são tão importantes que inspiraram até os nomes dos planetas do sistema solar. Conheça a seguir quem são esses nobres habitantes do Monte Olimpo.
Zeus é o deus supremo da mitologia grega, sendo o mais poderoso no panteão. Chamado de Júpiter na mitologia romana, é o pai de boa parte dos outros deuses e tem o poder de controlar o clima, os céus, os raios, o trovão e a chuva.
Filho de Cronos e Reia, Zeus teve muitas esposas e amantes. Mas sua "patroa" oficial é Hera, com quem sempre viveu uma relação entre tapas e beijos.
Hera é a deusa das mulheres, do casamento e protetora das mulheres grávidas. É casada com Zeus, de quem também é irmã, já que ambos são filhos de Cronos e Reia.
Na mitologia, as histórias de Hera a retratam como uma mulher ciumenta e vingativa – o que é até justificável, já que era constantemente traída por seu marido. Além de monitorar Zeus de perto, ela também despejava a sua fúria sobre os filhos nascidos dos seus muito casos extraconjugais.
Chamado de Netuno na mitologia romana, Poseidon é considerado o deus dos mares, oceanos, terremotos e tempestades. Por conta disso, os gregos pediam a sua proteção em tudo que dizia respeito à água.
Conhecido por sua personalidade forte e temperamento difícil, Poisedon é tido como o mais poderoso de todos os deuses depois de seu irmão mais velho, Zeus.
Também filha de Cronos e Reia, Deméter é a deusa da agricultura, da colheita, da terra cultivada e das estações do ano. Sua história mais famosa envolve a sua filha Perséfone, que foi raptada Hades, deus do submundo.
Para que ela voltasse, Deméter fez com que as plantas parassem de crescer em todo o mundo. Zeus então intermedia um acordo com Hades e Perséfone começa a passar metade do ano com a mãe e metade com seu marido.
Muito cultuada entre os gregos, Atena é a deusa da sabedoria, das habilidades e dos ofícios. É vista também como um grande símbolo da justiça.
Há várias versões sobre o seu nascimento, mas a mais conhecida diz que ela teria saído da cabeça do seu pai, Zeus, o que explica a sua forte ligação com ele.
O belo Apolo está entre os mais venerados e temidos deuses gregos. Ele é ligado à beleza, à verdade e à música, mas também às pestes e à morte súbita.
Apolo é filho de um caso extraconjugal Zeus com Leto, a deusa do anoitecer. Hera então castigou Leto ao proibi-la de ter seu filho em um local firme. Por conta disso, Poseidon criou a ilha de Delos, onde Leto deu à luz os gêmeos Ártemis e Apolo.
Ártemis é a irmã gêmea de Apolo, e é conhecida como a deusa da caça, da vida selvagem e da castidade. Além de ser a protetora das mulheres, também cuida dos animais, das crianças e dos nascimentos. Na mitologia romana, ela é chamada de Diana.
Uma das mais populares entidades gregas, Afrodite é tida como a deusa grega do amor, da beleza, do desejo, da fertilidade e da sexualidade. Suas histórias são cheias de casos em que ela seduz homens e deuses.
De acordo com o mito, Afrodite teria nascido da espuma do mar depois que o deus Cronos castrou seu pai, Urano, e jogou os seus órgãos genitais no mar. Ela teve vários filhos, como Hermafrodito (seu filho com Hermes), Himeneu (seu filho com Apolo) e Príapo (seu filho com Dioniso). Mas certamente seu filho mais famoso é Eros, fruto de sua relação com Ares.
Conhecido pela sua boa retórica, Hermes é o deus da comunicação. É filho de Zeus com a ninfa Maia.
É tido como o mensageiro dos deuses. Além disso, tem grandes habilidades como inventor: foi Hermes que criou a lira (para dar a Apolo), o fogo e o alfabeto. É chamado de Mercúrio na mitologia romana.
Ares é o esquentado deus da guerra no que tange o seu aspecto mais violento, que envolve muito derramamento de sangue. Por conta disso, ele era tido como um deus corajoso, mas não muito popular entre os gregos.
Na mitologia romana, é chamado de Marte. Uma de suas histórias mais famosas fala do seu caso extraconjugal com Afrodite. Desse relacionamento de Ares e Afrodite nasceram cinco filhos: Harmonia, Fobos, Deimos, Eros e Anteros.
Também é tristemente reconhecido como um deus feio e manco – por isso, sua mãe o rejeitou e o jogou ao mar, mas ele voltou ao Olimpo na idade adulta para se vingar. Foi casado com Afrodite, mas acabou sendo traído pela esposa.
Por fim, temos Héstia, a deusa grega do lar, da lareira, da hospitalidade, da vida doméstica e da família. É a mais velha das divindades do Olimpo e irmã de Zeus e Hera.
Héstia é conhecida como uma deusa compassiva e generosa. Os gregos acreditavam que acender as lareiras e reunir-se em torno delas fazia com que pudessem guardar uma parte do fogo sagrado de Héstia nas suas casas.