Ciência
25/01/2018 às 10:44•2 min de leitura
Nós do Mega Curioso já compartilhamos por aqui diversas matérias mostrando diferentes “técnicas” que as aranhas usam para atacar suas vítimas — e você pode conferir exemplos através deste link, deste aqui e deste também —, e nos deparamos com mais uma artimanha usada por esses ardilosos animais para mostrar para você. Confira a seguir:
De acordo com Stephanie Papas, do site Live Science, a cena acima foi registrada por uma moça do Tennessee chamada Andrea van Veggel — que adora aracnídeos. Como você acabou de ver, a sequência mostra um pobre grilo perambulando inocentemente perto do que parece um simples montinho de terra quando... Nhac!
Segundo Stephanie, a aranha ardilosa do clipe faz parte do gênero Gorgyrella, é conhecida popularmente como aranha-de-alçapão-vermelha e é nativa da África. Conforme explicou Andrea, a aranha pertence ela e vive em um recipiente cheio de terra onde ela “constrói” suas tocas — embora a gente ache que a toca mais lembra uma arapuca. E ali ela fica até que algum bichinho desavisado resolve aparecer por lá.
As aranhas do gênero Gorgyrella contam com um par de presas que ficam apontadas para baixo e são exemplares habituais entre a galera que curte manter aracnídeos como animais de estimação. Elas pertencem a uma subordem chamada Mygalomorphae — que inclui aranhas como as caranguejeiras —, mas, infelizmente, não existem muitas informações sobre como elas vivem na natureza.
Olha que toca mais ajeitadinha! (Shit You Didn't Know About Biology)
O que se sabe, no entanto, é que as aranhas-de-alçapão-vermelhas costumam ser encontradas nas savanas africanas e que elas cavam pequenos túneis em formato de cantil e cobrem suas entradas com “portinhas” feitas de teia, terra e vegetação seca. E são esses locais que elas usam para se esconder e esperar que alguma presa se aproxime e, então, lançar seu ataque.
Aliás, de acordo com os entomólogos, uma vez as aranhas-de-alçapão-vermelhas constroem as tocas, raramente essas aranhas se aventuram a sair ao exterior, e quando fazem isso, normalmente é à noite. Outra curiosidade sobre esses animais é que elas mantêm suas “casas” limpas — uma vez que, quando precisam fazer cocô, eles vão até a abertura da toca e lançam as fezes para bem longe do local.