Vaca foge de fazenda para se juntar a rebanho selvagem de bisões

26/01/2018 às 10:521 min de leitura

Tem gente que não nasceu para viver no mesmo lugar o tempo todo, preferindo ser um cidadão do mundo. No mundo animal, isso também acontece: uma vaca polonesa foi vista vagando com “primos” selvagens depois de fugir de uma fazenda.

O ornitólogo Adam Zbyryt notou um espécime incomum entre um rebanho de bisões que habitavam a floresta de Bialowieza, na fronteira entre a Polônia e a Bielorrússia. A princípio, ele pensou que se tratava de algum bisão com mutação genética, já que ele tinha uma coloração amarronzada, bem diferente da cor escura dos outros companheiros.

Porém, depois de analisar melhor, à distância, notou se tratar de uma vaca da raça Limousin, originária da França, mas bastante popular na Polônia. O primeiro registro aconteceu há alguns meses, mas os especialistas em comportamento animal disseram que isso seria apenas “uma fase” e que a vaca provavelmente voltaria à fazenda de origem quando o inverno chegasse.

VacaVaca foi vista em novembro com os bisões, antes de as temperaturas despencarem

Ledo engano: por mais que as temperaturas atuais cheguem a até abaixo de zero, a vaca pirilampa continua à solta e, aparentemente, curtindo a liberdade. A pele grossa permitiu que o animal permanecesse na natureza em um estado aparentemente saudável, de acordo com o biólogo Rafal Kowalczyk, que reencontrou a vaca há pouco tempo.

Essa estranha amizade, entretanto, gera especulações preocupantes do que pode acontecer no futuro. Quando os bisões agem em rebanho, a vaquinha marrom costuma ficar à parte, mas eles normalmente a protegem de ataques de lobos, por exemplo. Caso a relação evolua, pode até acontecer uma cruza de espécies, que geraria animais híbridos e poderia até matar a vaca no parto.

Para os próximos meses, os cientistas pretendem recuperar a fugitiva antes que ela se embrenhe de vez na floresta – um terreno que ela desconhece – ou que acabe ficando prenha e com a vida em risco.

vacaMeses depois, animal novamente foi visto na companhia inusitada

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: