Ciência
27/03/2018 às 12:31•2 min de leituraAtualizado em 11/09/2024 às 14:43
Entre os seres humanos, existe uma brincadeira que tenta relacionar o tamanho do pênis com o dos pés, o das mãos e o do nariz. Enquanto isso não está comprovado pela Ciência, ao menos os pesquisadores conseguiram relacionar a nareba com o desempenho sexual em uma espécie: o macaco-narigudo.
Natural e endêmico de Bornéu, essa espécie de macaco foi alvo de estudo da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, que descobriu que os machos com maiores narizes tinham mais fêmeas à sua disposição. Além disso, existe uma grande probabilidade de os testículos do animal também serem proporcionais ao tamanho de seu nariz.
Sen Nathan, chefe do departamento de vida selvagem da Universidade de Cardiff, diz que os macacos-narigudos chamam a atenção dos biólogos há vários anos, principalmente, é claro, por conta da protuberância nasal achatada que eles têm no meio da cara. Porém, não existia uma explicação clara para eles terem evoluído com essa característica.
Algumas variáveis foram analisadas para chegar às conclusões: massa corporal, características faciais, tamanho dos testículos, vocalização e número de fêmeas tanto de animais em cativeiro quanto livres na natureza. Assim, foi possível determinar que macacos com narizes maiores têm uma dominância sexual se comparados com outros machos com narebinhas.