
Ciência
13/08/2018 às 06:30•1 min de leitura
O curioso flagra que você poderá ver logo mais foi registrado por um agente florestal do Parque Nacional de Guanacaste, uma reserva natural que fica na Costa Rica, e mostra um impressionante exemplo de trabalho em equipe. Mais especificamente, o que as cenas mostram é uma espécie de ponte móvel formada por uma legião de formigas para que elas pudessem atacar — e “saquear” — um ninho de vespas.
As imagens foram compartilhadas no Twitter por Francisco Boni, que identificou as formigas como sendo formigas-correição, também conhecidas como “marabunta”, famosas por organizarem expedições frequentes contendo milhares de indivíduos e por terem o costume de se manter sempre em movimento — em vez de construir colônias, como ocorre com outras espécies de formigas.
No caso do vídeo que você pode conferir abaixo, o grupo se uniu para formar uma ponte para alcançar um vespeiro e poder roubar ovos, larvas e o mel — produzido para o consumo das vespas. Apesar de ser um ataque impressionante por sua agressividade e organização, esse tipo de ação é comum e aplicado quando as formigas precisam coletar alimento. Assista:
Attack of legionary ants (also known as army ants or marabunta) to a wasp honeycomb. Impressive the level of swarm intelligence and collective computation to form that bridge. pic.twitter.com/StvDkmv8x8
— Francisco Boni (@boni_bo) 5 de agosto de 2018
Já as vespas, conforme foi observado por cientistas na natureza, não costumam apresentar resistência e saem do ninho até que as invasoras terminem o ataque, uma vez que as formigas também podem capturar e devorar vespas adultas que decidam ficar no vespeiro — ou que tenham tido o azar de não ter conseguido escapar a tempo.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!
Transforme seus pratos e bebidas em um verdadeiro show de luzes com ingredientes simples e um pouco de ciência.
Dependendo de certas situações, o seu chocolate pode ficar um pouco esbranquiçado. Mas dá para comer mesmo assim.
Criado no século 18, o cianômetro uniu ciência e fascinação pelo céu.
Os cientistas ainda não entenderam totalmente por que alguns gatos são malhados e outros não.
A busca por alienígenas exige muita criatividade, já que a vida fora da Terra pode não se parecer em nada com a nossa.
Sob a vasta floresta da Amazônia, existe um rio subterrâneo que desafia as convenções e revela segredos das profundezas da Terra.
De acordo com a ciência, as jogadas com os dados seguem um padrão.
As montanha Candy Cane são feitas de xisto e outras rochas sedimentares que mudaram de cor com base no contato com a água de um antigo mar.
Onkalo é uma caverna subterrânea na ilha de Olkiluoto, preparada durante 15 anos para receber os resíduos nucleares das usinas da Finlândia durante 100 anos.