Ciência
09/09/2019 às 06:00•2 min de leitura
A SpaceX está cada vez mais próxima de seu objetivo de fazer subir voos tripulados: a empresa testou com sucesso, na última quinta-feira (29), os foguetes auxiliares do Falcon 9. A simulação ocorreu no campo de testes da empresa em McGregor, Texas.
Team in McGregor, Texas completed a static fire test today of the Falcon 9 booster that will launch Crew Dragon with @NASA astronauts @AstroBehnken and @Astro_Doug to the @space_station pic.twitter.com/bYQEeE3Zab
— SpaceX (@SpaceX) August 30, 2019
O Falcon 9 levará, em um futuro próximo, a cápsula Crew Dragon até a Estação Espacial Internacional (ISS); será a primeira missão tripulada da SpaceX, levando a bordo os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley.
Really wish @Astro_Doug and I could have joined @SpaceX's McGregor team for this! Huge step on the path to bringing human spaceflight back to @NASAKennedy and the Florida coast, we won't miss engine start next time! https://t.co/tWnmnNOGnQ
— Bob Behnken (@AstroBehnken) August 30, 2019
"Queria que @Astro_Doug e eu pudéssemos estar com a equipe McGregor da @SpaceX para isso! Este é um avanço enorme no trabalho de trazer de volta o voo espacial tripulado para a @NASAKennedy e a costa da Flórida. Estaremos lá da próxima vez em que os motores forem acionados!"
Congratulations to the Team! @AstroBehnken and I are looking forward to that ride to orbit. https://t.co/dERir5lenc
— Col. Doug Hurley (@Astro_Doug) August 30, 2019
"Parabéns à equipe! @AstroBehnken e eu estamos ansiosos para entrar em órbita", escreveu Hurley.
Projeto da SpaceX para implementar a ponte espacial entre a Terra e a ISS, o programa Crew Dragon teve sua primeira fase (chamada de Demo-1) cumprida em março, quando a cápsula acoplou-se à ISS, em uma bem-sucedida missão de seis dias. Porém, um revés considerável em abril atrasou a subida da Demo-2, agora tripulada: a cápsula explodiu durante um teste dos motores SuperDraco.
A NASA, a SpaceX e a Boing assinaram acordos para voos tripulados em setembro de 2014: as empresas fornecerão transporte de astronautas e de carga para o laboratório em órbita (hoje a cargo apenas da sonda russa Soyuz, desde que a NASA aposentou seus ônibus espaciais). A SpaceX usará a Crew Dragon (e, para carregar o módulo, o Falcon 9), e a Boeing, sua cápsula CST-100 Starliner (empurrados ao espaço pelos foguetes Atlas Launch Alliance).
Ainda não há data para o lançamento de nenhuma das duas cápsulas. Segundo a NASA, “estamos testando, aprendendo e incorporando mudanças para melhorar o design e a operação desses sistemas de transporte espacial humano. Como resultado, nossos fornecedores melhoraram a segurança dos sistemas, mas as alterações afetaram nossos cronogramas".