Artes/cultura
23/12/2019 às 07:00•1 min de leitura
Inegavelmente, todos sabem que o Sistema Solar possui oito planetas (ou nove, se ainda considarmos Plutão como planeta): Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, todos eles interagindo entre si de alguma maneira. Cada um mantém uma órbita em torno do Sol e alguns possuem satélites ao redor de si próprio. A coesão entre todos esses astros ajuda no florescimento da vida na Terra. Mas o que aconteceria se um planeta sumisse?
Para poder formular uma hipótese sobre o que aconteceria caso um planeta do Sistema Solar sumisse, é necessário levar em consideração alguns aspectos que serão explicados adiante.
Até o presente momento, compreende-se a gravidade como uma força aplicada por qualquer objeto que possua massa, força por meio da qual um objeto atrai outros em sua direção. Quanto maior a massa de um determinado objeto, maior a sua força.
Além disso, a distância entre os objetos também influencia na determinação do impacto da força gravitacional. Assim sendo, quanto maior a distância entre dois objetos, mais enfraquecida fica a força gravitacional entre eles.
A constante gravitacional G é uma medida fundamental da lei da gravitação universal de Newton.
Dessa forma, deve-se ter em mente que os planetas possuem uma massa absurdamente grande, superior a 10^23 kg. Ademais, é necessário lembrar também que a distância entre eles são de milhões de quilômetros. Desse modo, sim, os planetas influenciam a gravidade uns dos outros, mas em uma quantidade muito pequena.
Entretanto, a grande força motriz da gravidade do Sistema Solar é justamente o Sol, que dita as órbitas planetárias. Sendo assim, caso o Sol desaparecesse, aí sim teríamos um caos completo no Sistema Solar.