Ciência
14/05/2020 às 08:00•2 min de leitura
A NASA colocou os astronautas Robert Behnken e Douglas e Hurley em quarentena nesta quarta-feira (13) antes do lançamento histórico, no dia 27 de maio, da missão Demo-2 da SpaceX , que partirá do Centro Espacial Kennedy (KSC) em direção à Estação Espacial Internacional.
O procedimento é padrão para todas as missões espaciais a fim de evitar que os novos tripulantes levem doenças da Terra para o espaço. No entanto, por causa da pandemia da covid-19, a agência espacial está tomando medidas adicionais para essa viagem.
Essa será a primeira vez, desde 2011, que uma missão tripulada orbita o planeta Terra em uma espaçonave americana lançada com partida nos Estados Unidos , quando o programa Space Shuttle foi encerrado. A viagem também será a estreia do veículo Crew Dragon com astronautas a bordo.
A quarentena, conhecida oficialmente como "estabilização da saúde da tripulação de voo", ocorre sempre 2 semanas antes da decolagem desde os primeiros dias do programa Apollo. O objetivo do procedimento é garantir que os astronautas estejam saudáveis e não levem doenças contagiosas à estação espacial.
Os astronautas podem passar o período em casa até partirem para o KSC, onde devem se apresentar em 20 de maio. Porém, para isso, membros da família também devem ficar isolados se morarem na mesma residência, sem sair nem para o trabalho ou a escola.
Caso não seja possível ou não queiram ficar em casa, os viajantes espaciais devem ir para a Instalação de Quarentena de Astronautas da NASA em Johnson Space Center antes de irem para a base de lançamento.
Além do procedimento padrão antes de voos espaciais tripulados, a NASA está adotando medidas adicionais para garantir a segurança do lançamento em meio a pandemia de covid-19.
A agência espacial medirá a temperatura e examinará qualquer pessoa que precise interagir com Hurley e Behnken durante o período de quarentena. Além disso, tanto os astronautas quanto os que estarão em contato direto com eles serão testados duas vezes antes do lançamento.
(Fonte: SpaceX/Divulgação)
O voo Demo-2 é um teste completo do transporte da tripulação do sistema SpaceX e é parte do Programa de Tripulação Comercial da NASA. Os tripulantes da missão se encontrarão com os astronautas da Expedição 63, que já estão em residência no laboratório em órbita.