Artes/cultura
18/06/2020 às 06:00•2 min de leitura
A pandemia de covid-19 está preocupando médicos e populações de todo o mundo. Tentar manter vivos aqueles que, infelizmente, foram contaminados pelo novo coronavírus e desenvolveram a doença é um dos principais focos existentes. Nessa ideia, uma jovem americana teve sua vida mantida graças a um transplante de pulmões.
O caso ocorreu em Chicago, no hospital Northwestern Medicine, e foi necessário para salvar a americana. A paciente, que não teve seu nome divulgado, estava na casa dos 20 anos e era completamente saudável antes da covid-19, ou seja, não fazia parte de nenhum dos grupos de risco.
(Fonte: Pexels)
A jovem mulher precisou do transplante após passar seis semanas dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, sobrevivendo por meio de respiradores e oxigenação por membrana corporal (que mantém coração e pulmão funcionando). Por conta da situação extremamente grave e da incapacidade de funcionamento dos pulmões, a americana precisou passar por um transplantes e receber um novo par.
A paciente foi a pessoa em estado mais crítico dentro a unidade médica por muitas semanas. Mesmo com os testes para covid-19 apresentando que ela estava curada da doença, seus pulmões acabaram ficando extremamente danificados. Esta questão levou os médicos a buscarem alternativas para, de uma vez por todas, livrar a jovem do sofrimento e dar uma esperança de vida para ela.
O pulmão removido de dentro da paciente que sobreviveu ao coronavírus. (Fonte: Northwestern Medicine/Divulgação)
Em comunicado divulgado pelo hospital, a médica Beth Malsin, pneumologista e responsável pelos casos críticos, afirmou que foram semanas de tratamentos emergenciais e cuidados em momentos críticos, que visavam manter todos os órgãos da jovem o mais saudáveis possível enquanto esperavam por pulmões compatíveis para o transplante.
Depois do procedimento, os médicos entendem que a jovem ainda precisará de alguns dias para se recuperar e estão na esperança de que, após a troca dos órgãos, seu corpo volte a funcionar normalmente.
O caso acende um alerta para a força da doença causada pelo novo coronavírus e para as possíveis sequelas que ela pode deixar. Buscando entender a causa de uma jovem saudável ter sofrido tanto com o Sars-CoV-2, os médicos do Northwestern Medicine divulgaram que o grupo de pesquisa está fazendo uma pesquisa sobre o assunto.