
Ciência
02/04/2021 às 11:00•2 min de leitura
Muita gente nem se lembra do apêndice até ter uma infecção no órgão e precisar de uma cirurgia para removê-lo. Mas, se ele pode ser facilmente retirado, qual a sua verdadeira função? Saiba mais agora.
Fonte: Pixabay/Divulgação
O órgão, que fica localizado na parte inferior direita do abdômen, tem em torno de 10 cm de comprimento.
O real propósito do apêndice ainda é desconhecido. Contudo, os cientistas acreditam que ele é relevante. Segundo eles, o órgão atua como uma fonte de “boas bactérias”, o que permite que o corpo tenha uma recuperação mais rápida em caso de infecção, como cólera e diarreia.
À medida que vamos nos desenvolvendo como espécie, cada vez menos o órgão terá uma função.
Fonte: Freepik/Divulgação
A cirurgia de remoção do apêndice é bastante comum e provavelmente você conhece alguém que passou por esse procedimento. A boa notícia é que o órgão pode ser retirado sem nenhum dano para o corpo.
A extração normalmente acontece por conta de uma doença chamada apendicite, que é quando esse órgão inflama. Essa é uma cirurgia bastante rotineira e comum. Porém, se a infecção não for tratada a tempo, pode ter efeitos graves e inclusive levar à morte.
Fonte: Freepik/Divulgação
Se os humanos não tivessem o apêndice antes da Revolução Industrial, os cientistas acreditam que mais pessoas iriam morrer por infecção. Afinal, o órgão atua como uma fonte de boas bactérias. Na era moderna, as pessoas têm mais acesso ao antibiótico e as doenças infecciosas são mais facilmente tratadas.
Um ponto positivo de um mundo sem apêndice seria o desaparecimento da apendicite. Para se ter uma ideia, por ano, acontecem 10 milhões de casos da doença e até 50 mil mortes.
Apesar de não ser um órgão essencial, um mundo sem apêndice poderia deixar a sociedade mais suscetível a germes e bactérias.