Estilo de vida
29/05/2021 às 12:00•2 min de leitura
Assim como nós, seres humanos, os animais de estimação também podem ficar doentes e apresentarem variações na sua temperatura corporal. Porém, ao contrário dos tipos de medição de temperatura que vemos regularmente, os veterinários costumam introduzir o termômetro no ânus dos pets para garantir maior precisão.
Porém, será mesmo que essa prática é necessária? Em termos gerais, a cavidade anal realmente parece entregar números mais exatos sobre o estado de saúde dos animais, mas pode ter os dados adulterados em casos de infecção retal, contrações do cólon ou simplesmente pelo contato com o material fecal.
(Fonte: Pixabay)
Apesar de a temperatura retal ser a mais utilizada com animais de estimação, ela não é a única técnica possível para esse meio. Em todos os casos, existem três formas diferentes de se medir a temperatura de um bichinho:
De maneira geral, a temperatura retal costuma ser a metodologia adotada por ser mais rápida e levar apenas de 30 segundos a 2 minutos para apresentar resultados. Em casos de animais que se sentem desconfortáveis com essa técnica, a temperatura axiliar se mostra uma alternativa bastante eficaz — além de ser uma prática comum na medicina humana.
O uso de termômetros infravermelhos também pode aparece como terceira opção, porém depende muito da precisão. Em casos de cachorros que mexem muito a cabeça e não permitem o acesso aos ouvidos, esse método pode ser um pouco mais complicado de ser aplicado.
(Fonte: Unsplash)
Se a temperatura interna dos animais é um indicador tão importante de saúde como para os seres humanos, então qual costuma ser a temperatura normal para gatos e cachorros? A temperatura padrão para cães costuma variar entre 38,3?°C e 39,2?°C — sendo o mesmo válido para os felinos.
Caso seu pet apresente qualquer temperatura fora dessa faixa, o mais recomendável é buscar ajuda veterinária imediatamente. Assim como nós, números elevados são sinais de febre e números muito baixos indicam hipotermia. Esses são indicativos de algum problema de saúde maior e que necessita de atenção para assegurar a saúde do seu amado animal.