Por que os gatos não ficam fedidos?

13/11/2021 às 09:002 min de leitura

Não há dúvidas que os gatos são criaturas extremamente limpas, raramente ficam fedidos e, por isso, costumam ser a escolha número um de pessoas em busca por um novo animal de estimação, mas você já parou para notar como a fragrância do pelo deles é extremamente agradável para nós?

Em geral, esses felinos cheiram muito bem e têm um odor natural bastante satisfatório para os seres humanos, principalmente se você já estiver familiarizado em ter um gatinho dentro de casa. Porém, se nada do que foi dito até agora se encaixa na descrição do seu pet, chegou a hora de você saber o que pode estar acontecendo na rotina do seu gato.

Limpeza pessoal

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Os gatos costumam passar de 30% a 50% do seu período acordado limpando o próprio pelo. Por isso, é de se imaginar que eles gostem de cheirar bem. Ao contrário dos cachorros, eles são simplesmente viciados em manter o pelo arrumado o tempo todo. Se por acaso o seu gato se sujar, você provavelmente o encontrará tentando resolver essa situação o quanto antes.

E para que essa higiene pessoal seja atingida com sucesso, essas criaturas contam com uma ferramenta de limpeza muito eficaz embutida em seus corpos: a língua. Esse órgão dos gatos é coberto de minúsculos espinhos afiados, que ajudarão a levantar a sujeira presente no pelo ou até mesmo remover cabelos que estão caindo.

Sendo assim, os gatos basicamente têm uma “escova de cabelos” dentro de suas bocas e por esse motivo suas línguas têm uma textura tão áspera. Isso também vale para outras espécies de felinos na natureza, exceto pelo fato de que os espinhos na língua costumam ser proporcionalmente maiores e mais afiados nos grandes gatos.

Lugar de descanso

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

É preciso ter em mente que os gatos não são animais que produzem odor corporal. Portanto, é bem provável que o cheiro agradável existente no pelo do seu animal de estimação seja proveniente de outra coisa, como suas roupas que acabaram de sair da máquina de lavar.

Como os bichanos adoram se enroscar em tecidos quentinhos, essa fragrância gostosa que você está sentindo pode estar vindo de alguma roupa sua ou cobertor recentemente lavado. Isso também ocorre porque muitos gatos adoram se manter perto de objetos que os faça lembrar do odor de seus donos.

Efeito reverso

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Se o seu gato estiver um pouco fedorento, grandes são as chances de que ele esteve perambulando por onde não devia. Por exemplo, gatos que costumam passar muito tempo na rua, brincam na terra ou até mesmo mexem com animais silvestres podem voltar para dentro de casa com um cheirinho nem tão gostoso assim.

Além disso, felinos mais idosos podem desenvolver demência e esquecer de usar a língua para se limpar. Nesses casos, um belo banho pode resolver o seu problema. Por mais que exista o estereótipo de que gatos detestam água, existem situações em que somente uma ducha de água morna e um shampoo especial para animais consegue dar conta do recado. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: