Esportes
10/10/2022 às 08:00•2 min de leitura
Tudo indica que a população da Terra logo alcançará a marca de 8 bilhões de pessoas. Logo, isso significa que essa quantidade de indivíduos estará dividindo todo o território do nosso planeta em um mesmo período histórico — uma quantidade absolutamente recorde em toda a história da humanidade.
Porém, se unirmos todas as pessoas que ainda estão vivas e todos os seres humanos que já morreram ao longo dos anos, qual a quantidade total de indivíduos que já circularam por esse mundo? Para responder essa questão, é importante analisar as estimativas já feitas por pesquisadores. Olha só!
(Fonte: Pixabay)
Responder uma pergunta complicada como a quantidade total de pessoas que já andaram pela Terra ao longo dos anos não é nem um pouco fácil. Para início de conversa, precisamos entender que a ciência passou muito tempo acreditando que o ser humano moderno (Homo sapiens) havia surgido pela primeira vez por volta de 50.000 a.C.
No entanto, descobertas feitas nos últimos anos mostram que, na verdade, a nossa espécie existe desde pelo menos 200.000 a.C., informação que muda completamente a conta total de seres humanos. Tendo essa data inicial em mente, as primeiras estimativas mostram que cerca de 117 bilhões de humanos modernos já nasceram nesse planeta.
E como esse número pode ser alcançado? Os cálculos são de Dudley Poston Jr., demógrafo da Universidade de Texas A&M, que reformulou os dados iniciais criados pelo Population Reference Bureau em uma pesquisa anterior usando como base os nascimentos desde 190.000 a.C. Segundo Poston, ao menos 8 bilhões de pessoas nasceram entre 190.000 a.C. e 50.000 a.C. No entanto, como não existem dados demográficos para 99% da extensão da existência humana, tudo é uma grande questão de aproximação.
(Fonte: Pixabay)
Estimar o número aproximado de pessoas que já passaram pela Terra depende de três fatores: o tempo que se acredita que os humanos estiveram no mundo, o tamanho médio da população em diferentes períodos históricos e o número de nascimentos por 1.000 habitantes durante cada um desses períodos.
No entanto, essa estimativa não pode depender do número de mortes durante qualquer época. Determinar quando a humanidade realmente surgiu é a tarefa mais difícil entre elas, visto que os primeiros hominídeos surgiram de fato por volta de 7 milhões a.C e as primeiras espécies do gênero Homo apareceram entre 2 milhões e 1,5 milhão a.C.
De todo modo, o Homo sapiens moderno originou-se na África e acredita-se que a população mundial da espécie era por volta de 5 milhões de indivíduos em 8.000 a.C. — número que cresceu absurdamente rápido. Em 1650 d.C., a população mundial já era de 500 milhões de pessoas.
A expectativa de vida foi subindo com o surgimento das novas tecnologias e dos novos modelos sociais, o que permitiu para que a nossa "capacidade global" aumentasse de tamanho consideravelmente. E como resultado de tudo isso, temos a impressionante marca de mais de 100 bilhões de pessoas terem vivido na Terra desde que os seres humanos se mostraram ao universo.