Por que nossos cães não devem fazer cocô na natureza?

09/11/2022 às 04:002 min de leitura

Pense no seguinte cenário: você saiu para fazer uma trilha com amigos e levou seu cachorro junto. No meio do caminho, o seu cão sentiu que a natureza lhe chamava e precisou fazer cocô no mato, mas você esqueceu de trazer um saco plástico consigo. No entanto, se animais selvagens fazem suas necessidades na floresta, por que seria um problema se você deixasse as fezes do seu cachorro para trás?

A verdade é que não é assim que as coisas funcionam. Mesmo que pássaros, esquilos, macacos e tantos outros animais selvagens se aliviem na natureza sem que ninguém limpe os rastros, os nossos pets não fazem parte daquele habitat. E qual o problema disso tudo? Preste atenção nos próximos parágrafos!

Incômodo para todos

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

A primeira razão pela qual nós devemos nos preocupar com os excrementos de nossos animais de estimação é bastante simples: prezar pela segurança e conforto dos outros seres humanos que passarão por aquela região. Afinal, não é nada legal que as pessoas precisem ficar se esquivando das pilhas de cocô que o seu cachorro deixou pelo chão — sem contar que isso pode gerar acidentes dependendo de quão estreita a trilha for.

Você não ficaria feliz se acontecesse com você. Logo, um pouco de empatia é sempre bom. Porém, deixar os seus sapatos sujos não é o único tipo de situação delicada que esse tipo de descuido pode gerar. A verdade é que os cães podem abrigar muitos vírus, bactérias e parasitas maléficos para a vida selvagem.

Estudos mostram que um único grama de fezes de um cachorro pode conter cerca de 23 milhões de bactérias, incluindo patógenos como giárdia e salmonela. Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, apenas dois a três dias de resíduos de 100 cães seria capaz de gerar bactérias, nitrogênio e fósforo suficientes para fechar 32 km de uma bacia hidrográfica própria para natação.

Manejo de resíduos

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Quando o assunto é recolher o cocô de seus animais de estimação, estudos feitos nos EUA mostram que apenas 60% dos donos realmente se preocupam com essa tarefa. Entre os 40% que simplesmente não ligam para o restante do planeta, as desculpas esfarrapadas incluem dizer que "uma hora tudo some na natureza" e que "outros animais selvagens também fazem cocô nas florestas".

A última afirmação é um fato. Animais selvagens realmente fazem suas necessidades no chão sem que seres humanos tenham que se preocupar com isso. No entanto, essas criaturas estão consumindo recursos e nutrientes daquele ecossistema, prontamente devolvendo esses recursos para a natureza assim que conseguem.

Ou seja, o sistema funciona como um circuito fechado sem ganho ou perda líquida de recursos. Quando incluímos nossos cães nessa equação, a matemática não bate e novos problemas passam a surgir por todos os lados. O ecossistema perde seu equilíbrio, solos podem apresentar distúrbios, fontes de água potáveis podem ser contaminadas e por aí vai.

Sendo assim, ser um dono responsável de um animal de estimação inclui saber lidar com seus resíduos e também ter em mente que não podemos atrapalhar a vida no meio ambiente. Agora que você sabe tudo isso, não custa nada tirar 30 segundos do seu dia para recolher o cocô do seu cão do chão, não é mesmo?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: